4 de fevereiro, dia mundial do câncer
(DA REDAÇÃO)
4 de fevereiro é o dia mundial do câncer, uma iniciativa global da União Internacional para o Controle do Câncer – UICC – com o apoio da Organização Mundial da Saúde – OMS. Foi criada em 2000 por meio da Carta de Paris Contra o Câncer.
Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Ministério da Saúde), a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do terrível mal, evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.
O Ministério da Saúde explica: “o câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas”.
No Paraná
São as seguintes as instituições que formam a rede de referência: Hospital da Providência, em Apucarana; Hospital Norte Paranaense – HONPAR, em Arapongas; Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul; Hospital São Lucas e Hospital do Rocio, em Campo Largo; Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Campo Mourão; CEONC – Centro de Oncologia – em Cascavel e Francisco Beltrão; Hospital Evangélico Mackenzie, Hospital Erasto Gaertner, Santa Casa, Clínica Paranaense de Tumores Radion, Hospital São Vicente, Hospital de Clínicas, Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba; Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu; Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, em Guarapuava; Hospital Universitário de Londrina e Hospital do Câncer, em Londrina; Hospital e Maternidade Santa Rita, Hospital do Câncer e Radioterapia Bom Samaritano, em Maringá; Santa Casa e Instituto Sul Paranaense de Radioterapia em Ponta Grossa; Policlínica de Pato Branco e UOPECCAN – União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer – em Umuarama e Cascavel.