58 anos de Santo Antonio do Caiuá

Santo Antonio do Caiuá comemora 58 anos de emancipação dia 25 de novembro, graças à lei estadual de 25 de novembro de 1961, com desmembramento de São João do Caiuá. A localidade já pertenceu a Mandaguari, Nova Esperança, São João do Caiuá.

O desenvolvimento ocorreu com a expansão das lavouras cafeeiras, mas, com a geada negra, essa cultura praticamente desapareceu. Surgiram, então, novas alternativas, como criações de bovinos, soja, milho, mandioca, cana-de-açúcar.

O prefeito atual é Osmar Stachovski, sendo vice José Gabriel Gonçalves Fachiano.

O município de Santo Antônio do Caiuá está situado na bacia Paranapanema, sub-bacia Paranapanema IV e tem toda a sua divisão Norte com o Estado de São Paulo formada pelo próprio Rio Paranapanema, à montante do reservatório da barragem da Usina Hidrelétrica de Rosana.

História

Texto da Prefeitura

Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, com sede em São Paulo e filiais em Maringá e Londrina, deu início à implantação do povoado de Santo Antônio do Caiuá, em 12/12/51, determinando a planta da cidade, que inicialmente foi denominada de Patrimônio Santo Antônio do Caiuá, sob responsabilidade administrativa do município mais próximo que era Mandaguari.

Em 1953, Santo Antônio do Caiuá passou à jurisdição do recém criado Município de Nova Esperança.

Em marco de 1954, passou à jurisdição do município de Alto Paraná, e em 31/01/56 passou a subordinar-se administrativamente a São João do Caiuá.

Os pioneiros da colonização foram os irmãos Silvio Rubens, Luiz Carlos e Alberto Luiz Monteiro Carneiro. Em seguida chegaram as famílias de Hagem Schoerock, José Maria Alves, Primo Rossato e Domenico Ernesto Carniel.

Na área rural, as primeiras clareiras na mata foram abertas pelas famílias de Antonio Sobrinho, Sebastião Sobrinho, José Xavier de Carvalho, Natal Piastrelli, Rafael Schenatto, Willy Hardth, Arlindo dos Santos, José Maria Portes e José Penna.

Pela Lei Estadual nº 4338 de 25 de janeiro de 1961, foi criado o Município de Santo Antônio do Caiuá, com território desmembrado de São João do Caiuá. A instalação oficial ocorreu no dia 25/11/61.

O noroeste do Paraná, então coberto de florestas, teve na lavoura de café, o seu principal propulsor econômico, mantendo esse produto muitos anos, uma situação hegemônica.

Etimologicamente, Caiuá provém do guarani ‘cai’ ‘guara’, ou seja, ‘o que habita os montes’. Caiuá , Caaguá ou Cainguás são variantes do nome dos índios guaranis da margem esquerda do Rio Paraguai. Os índios Caiuás atualmente habitam uma região a oito quilômetros de Dourados, Mato Grosso do Sul.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.