9ª. Festa das Nações vai agitar Terra Boa
Como parte das comemorações dos 64 anos de emancipação, Terra Boa vai sediar a 9ª. Festa das Nações nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, tendo por local o Centro de Eventos Terra Brasil, realização da APMI com o apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores. Vai ter parque de diversões, praça de alimentação, expositores, shows artísticos. No dia 6, apresentam-se Jads & Jadson, no dia 7 o Trio Parada Dura, no dia 8 Cesar Menotti e Fabiano, além de Netto & Elton Junior. Em todas as noites, vai haver DJs. , além de apresentação dos ganhadores do Fest Cant Terra Boa.
Pelas áreas de plantio, dá para se perceber porque o município tem o nome de Terra Rica. São, conforme o Ipardes, 6.500 hectares plantados com cana-de-açúcar, 8.145 com milho, 990 com mandioca, 12.000 com soja, 600 com trigo, além de outras culturas. As principais criações são, pela ordem , de galináceos, bovinos e suínos. Produções de origem animal mais expressivas: leite e casulos do bicho da seda.
O setor industrial também é muito ativo, com uma variedade grande de produtos. Está ali uma unidade da C-Vale Cooperativa Agroindustrial e a unidade de fécula de mandioca da Amafil. Outras empresas produzem madeiras, móveis, fivelas e puxadores de zíper, etiquetas metálicas, metalurgia, botinas de segurança, alimentos, biscoitos, confecções, equipamentos para a agropecuária, estofados.
História
Texto da Prefeitura
Região onde hoje se situa o Município de Terra Boa era uma área totalmente coberta pela floresta, que pertencia à Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, assim como todo o Norte e Noroeste do Paraná.
Por volta de 1950 houve a fundação do patrimônio de Terra Boa, o qual recebeu este nome devido à fertilidade do solo de “terra roxa”, tão própria para o cultivo do café e de cereais. Na Região predomina o clima tropical e subtropical, também bastante propício para essas culturas.
Com o início da colonização vieram pessoas de muitos Estados Brasileiros, como paulistas, catarinenses, rio-grandenses, baianos, alagoanos, pernambucanos, mineiros, cearenses, paraibanos, etc. Também imigrantes italianos, japoneses, espanhóis, alemães, poloneses ou seus descendentes. Trouxeram consigo suas esperanças e a força de seu trabalho. Vinham principalmente para plantar cafés em pequenas propriedades, adquiridas à prestação.
Os registros mostram que foram João Celestino e seus filhos os primeiros moradores do patrimônio, tendo eles chegado em 1951. Logo em seguida vieram Artur Marques, Francisco Mariano, Manuel Evaristo da Silva, sendo o último comerciante e os demais agricultores.
O patrimônio foi elevado à categoria de município em 13/07/55 através da Lei 2.411, desmembrando-se do município de Engenheiro Beltrão.
Ainda no mesmo ano aconteceram as eleições municipais, sendo Carlos Marcondes a pessoa escolhida, através do voto, para exercer a função de primeiro Prefeito de Terra Boa, tomando posse no dia 14/12/55.