A importância de Jataizinho ao longo da História
(da Redação)
Em sua tranquilidade atual (menos quando o rio Tibagi, às suas margens, resolve inundar a cidade), Jataizinho tem momentos dos mais importantes na História do Paraná e do Brasil. Na primeira metade do século XVII, pertenceu à Espanha e sediou a Redução Jesuítica de São José, às margens do rio Tibagi. No século XIX, foi criada por D. Pedro II a Colônia Militar de Jataí, em 1951. Para proteger o país de interesses imperialistas da Inglaterra e atender à política de povoamento. Na época, havia exploração de diamantes ali. A Colónia Militar teve extrema importância estratégica na vitória dos países aliados contra o Paraguai, conflito que arrasou em torno de 90% da população masculina paraguaia.
Em 1855 foi inaugurado o Aldeamento São Pedro de Alcântara, devido ao grande número de nativos na região.
Jataizinho foi passagem dos pioneiros que iriam desbravar o Norte do Paraná, região de Londrina. As pessoas chegavam e tinham que transpor o rio Tibagi de balsa ou canoas. No dia 28 de julho de 1935 era inaugurada a ponte ferroviária. Anos depois, em 1940, era entregue a ponte rodoviária com 540 metros.
Jataizinho foi, então, portal de entrada de muitas famílias que vinham à região, com seus sonhos, de várias regiões do Brasil e do exterior.
Jataizinho – então Jatahy – possuía uma enorme extensão territorial e, do seu território, surgiram Londrina, Rolândia, Arapongas, Mandaguari, Maringá, Ibiporã, Assaí, Cornélio Procópio, Uraí, Sertanópolis, Jaguapitã e Rancho Alegre.