A Usiban embalou o progresso de Bandeirantes

A Usiban embalou o progresso de Bandeirantes

Em 1973 Bandeirantes ganhou um grande presente da Usina Bandeirantes de Açúcar e Álcool, família Meneghel: a faculdade superior de Agronomia. Mais tarde, ela passou a ser chamada de Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel. Em 2000, nova mudança: Fundação Faculdades Luis Meneghel.  Em janeiro de 2003, a fundação foi incorporada pelo governo do estado, na época Universidade Estadual do Paraná. Em 27 de setembro de 2006, pela Lei Estadual nº 15.300/2006, foi criada a Universidade Estadual do Norte do Paraná, em que foi incluída a Fundação Faculdades Luís Meneghel.

A UENP, pólo bandeirantino, funciona com o Centro Ciências Agrícolas (Agronomia e Medicina Veterinária), Centro Ciências Biológicas (Ciências Biológicas e Enfermagem) e Centro de Ciências Tecnológicas (Sistemas de Informação, Ciências de Computação e Computação).

Em Bandeirantes está sediada também uma unidade da Unopar – Universidade Norte do Paraná -, com cursos de Ciências Humanas, de Saúde, Exatas e Tecnológicas, além de outros à distância.

A Usiban

As margens da BR-369, Km 53, a Usiban – Usina de Açúcar e Álcool Bandeirantes S.A. – tem capacidade para moer, em cada safra, que termina em Novembro de cada ano, 2,5 milhões de toneladas de cana de açúcar, com produção de 3 milhões de sacas de açúcar e 97 milhões de litros de etanol.

Desde a colonização da cidade a Usina foi o motor do desenvolvimento local, tanto na área econômica como na social, cultural (doação da Faculdade de Agronomia)  e até esportiva (durante muitos anos a empresa “carregou” o time de futebol  União Bandeirante F.C.).

Atrações

Bandeirantes vê crescer a cada ano o turismo religioso. Está na cidade o Santuário São Miguel Arcanjo (tem matéria em outro local deste site), que é o0 terceiro maior do mundo dedicado ao arcanjo. A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e São Miguel Arcanjo com os Nove Coros de Anjos fazem parte do conjunto de obras do local. Fica às margens da BR-369, Km 58.

Cercada por extensos canaviais, a cidade oferece aos visitantes e moradores algumas boas atrações, como a Vinícola Le Dorni, que fabrica vinhos sem álcool e uma variedade de restaurantes. Podem ser citados o Castelo de Pedras (imitando mesmo um castelo), o Recanto D´Italia, o Rancho de Invernadas, o Kojo (chinesa e japonesa), o Hebron Gourmet (restaurante e café), o Shimizu Bistrô (japonesa).

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.