Ação ecológica no Salto Paiquerê em Mariluz
(da Redação, com informes da Prefeitura de Mariluz)
Mariluz tem uma bela atração turística, que é o Salto Paiquerê, queda de água com aproximadamente 9 metros de altura situada no rio Goioerê, afluente do rio Piquiri. Fica a cerca de 28 quilômetros do centro urbano.
Há dias, a Prefeitura de Mariluz, através da Divisão de Meio Ambiente, desenvolveu, em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), uma ação de conscientização ecológica às suas margens.
A ação faz parte do Programa Paraná Mais Verde, que visa não só o plantio de árvores em áreas degradadas, mas também, a conscientização das futuras gerações, por meio da educação ambiental.
Foram plantadas carca de 40 mudas de árvores nativas das espécies Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Cedro, Peroba e Pinheiro no entorno do rio.
Participaram ativamente da ação o Prefeito Paulinho Alves, o Secretário de Agricultura Mario Bazzanella Neto, o Chefe da Divisão de Meio Ambiente Fábio Soares Clemente, o Chefe Regional do IAT Escritório de Umuarama Luis Carlos Borges Cardoso e equipe, além dos alunos do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida, turmas Formação de Docentes e Jovem Agricultor Aprendiz.
Com o objetivo de expandir o entendimento e a consciência do assunto, trazer os alunos a campo proporciona experiências, impraticáveis dentro das salas de aula, de contato e convívio com a natureza.
O Programa Paraná Mais Verde é desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), em parceria com o IAT e tem como objetivo despertar a consciência ambiental e aliar o desenvolvimento ambiental, econômico e social, por meio da produção e plantio de árvores nativas. As mudas são plantadas em áreas que precisam ser recuperadas ou melhor arborizadas, bem como incentivar a população a plantar árvores, seja em área urbana ou rural, para colaborar com o equilíbrio do clima.