Aeroporto Afonso Pena tem uma história de 78 anos
(da Redação)
O Aeroporto Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, a 18 km de Curitiba, completou 78 anos de existência no dia 24 de janeiro. Foi aberto em 1944 como aeródromo militar, iniciativa do Exército dos Estados Unidos com a participação do Ministério da Guerra do Brasil. O objetivo era estratégico, pois em plena Segunda Guerra Mundial o local serviu para que aviões Aliados levantassem da base para combater o Eixo no Atlântico Sul. A escolha do local também foi estratégica, pois acontecia muita formação de névoa, o que ajudaria na camuflagem contra eventual ataque inimigo.
Com o fim da guerra, em 1945, o aeroporto passou a ser explorado comercialmente, tendo servido já para atender a Copa do Mundo de 1950.
Por diversos anos o Aeroporto tem sido eleito o melhor do Brasil. Em 2023 mais de 5 milhões de passageiros passaram por lá.
Atualmente ele é administrado pela empresa CCR Aeroportos, do grupo CCR, que no Paraná administra também os aeroportos de Londrina (Governador José Richa), de Foz do Iguaçu (das Cataratas) e do Bacacheri, também em Curitiba.
Atualmente, diversas obras de expansão e modernidade são implantadas no local, que vai receber ainda uma terceira pista de pouso e decolagem, com no mínimo três mil metros de comprimento, operando aeronaves da categoria 4E, e capacidade para suportar voos, sem escala, com destino à Europa e América do Norte.
Com a nova pista, as aeronaves poderão operar ali em qualquer turno com a ajuda de sistema de pouso por instrumentos. Elas também poderão decolar com carga máxima de combustível, mesmo a 900 metros de altitude.