Antonina, sempre um emocionante passeio
(da Redação)
Das maiores atrações paranaenses, Antonina é sempre motivo de um passeio bonito e agradável, tantas são suas belezas, cultura e aspectos históricos.
Para início de conversa, é ali que se realiza o melhor carnaval de rua do Estado, com desfiles nas ruas, blocos e muita diversão para toda a família. Mas no restante do ano sucedem-se os eventos: Festival de Inverno, Antonina Blues Festival, Festa de Nossa Senhora do Pilar.
A cidade oferece, porém, muito mais: rafting, rapel, cachoeiras, camping, boiacross, locais para meditação e ioga, paisagens maravilhosas emolduradas pelos casarões antigos e pela baía de Antonina.
Está no município o ponto mais alto do sul brasileiro, que é o Pico Paraná. Ao seu redor estão grandes atrações como o alpinismo, cachoeiras, corredeiras, trilhas, rios.
No centro urbano, sobressai a arquitetura luso-brasileira, com os sobrados, as ruínas (do antigo porto, de casarões), calçadas de pedra, o Teatro Municipal, o Mercado, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar fundada em 1714. Caminhar por ali é maravilhar-se a cada instante.
Saboreie um bom barreado ou frutos do mar, na época certa deguste um caranguejo, chupe as famosas balas de banana.
Aproveite que a cidade está de aniversário (225 anos) dia 6 de novembro e tem trem de Maria Fumaça ligando Morretes a Antonina.