Antonio Olinto chega no dia 24 aos 64 anos de emancipação

Antonio Olinto chega no dia 24 aos 64 anos de emancipação
Na cidade belas igrejas de estilo ucraniano e polonês – DIVULGAÇÃO

(da Redação)

Antonio Olinto, das belas igrejas em estilo ucraniano, vai comemorar 64 anos de emancipação no dia 24 de outubro. Pertencendo à Comarca de São Mateus do Sul, o município tem uma extensão de 465 km2 e foi desmembrado da Lapa. Está a 814 metros de altitude. Conforme dados do Ipardes, colhe soja em 10.000 hectares, feijão em 4.000, milho em 3.000, trigo em 1.500, além de batata inglesa, fumo, mandioca, melancia, maçã, uva, tangerina, laranja. São muito boas as produções de leite e ovos de galinha.

Segundo texto da Prefeitura, Antonio Olinto possui uma grande área verde, mesmo dentro da sede do município. Ao se retirar do centro da cidade, cada estrada é uma trilha por onde se pode caminhar e entrar em contato com a natureza ainda pouco explorada, apreciar a beleza das árvores como as araucárias, erva-mate, imbuias, cedros, bracatingas; das aves como a gralha azul, sabiá, maritacas, canários-terra, jacutingas, tucanos.

O município tem diversas bacias hidrográficas. Os rios são: Iguaçu. Rio Negro, Rio Água Amarela, Rio Colaço e Rio Água Vermelha, entre outros de menor porte.

A cidade é um belo patrimônio cultural formado por diversos casarões de arquitetura polonesa e ucraniana, como a casa da cultura, a biblioteca pública e as casas Romankiv, Saduin, Conrado, Koselinski, Martinhak, Karpovisk e Peremida, todas ricas em detalhes e conservação. Além disso, Antônio Olinto conta com artistas que manisfestam a história e costumes de seu povo através de peças teatrais, canções populares e artes plásticas

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.