Apucarana produz cerca de 4 milhões de bonés por mês

Apucarana produz cerca de 4 milhões de bonés por mês

Apucarana é conhecida como a “Capital dos Bonés”, tantas são as pequenas, médias e grandes empresas que atuam no setor, gerando uma produção  mensal de cerca de 4 milhões de peças. Tudo teve início, na “Cidade-Alta”, em 1974 – portanto, há 45 anos – a partir da produção artesanal de bandanas e tiaras que eram comercializadas em feiras agropecuárias, exposições e nas praias do litoral paranaense.  De início, os empresários pioneiros se limitaram a copiar e produzir bonés fazendo uso da técnica de silk screen, aba de papelão e reguladores de elástico. Já no início da década de 80 começaram a surgir as primeiras empresas do segmento.

Conforme o APL – Arranjo Produtivo Local – de Bonés de Apucarana, não havia na região os elos da cadeia produtiva de bonés e confecções. A dublagem de tecidos era realizada em São Paulo, assim como a aquisição da matéria-prima e das máquinas e equipamentos.

APL

Em 2003, com o apoio do Sebrae/PR e entidades locais, Apucarana passou a implantar o modelo de APL. No início de 2004 formou-se o comitê gestor do APL de bonés de Apucarana, com a participação de empresários e entidades parceiras.  Em junho de 2004, foi realizada uma Oficina de Planejamento com o propósito de elaborar o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Setor de Bonés do município, no âmbito de atuação do Sebrae-PR, seguindo a metodologia dos Arranjos Produtivos Locais (APL). Como resultado da Oficina teve início um conjunto de ações para nortear não apenas as atividades inovadoras, mas também as relacionadas à qualidade e à sustentabilidade do setor.

 Hoje, Apucarana é um dos grandes polos na confecção de bonés e produtos associados (bandanas, bolsas, porta CD’s e camisetas), com uma produção mensal em torno de quatro milhões de peças mês, o que representa mais da metade da produção nacional do setor.

 A governança do APL é composta por empresários do setor e membros representantes de organizações locais. A governança se estrutura na realização das ações por grupos temáticos – Grupo Mercado – Grupo Inovação/Tecnologia – Grupo Imagem – Grupo Capacitação e Grupo Gestor.

Buscando o reconhecimento internacional da marca “Bonés de Apucarana”, a missão do APL é desenvolver e consolidar a cadeia de valor do setor de forma sustentável.

Também faz parte dos objetivos aumentar a competitividade e a cooperação das empresas fabricantes de bonés, focado na melhoria do processo produtivo, do produto e no aumento da participação no mercado interno e ainda a conquista do mercado externo.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.