Arrastão educativo contra a dengue em Centenário do Sul

Arrastão educativo contra a dengue em Centenário do Sul
FOTO – Departamento de Vigilância em Saúde – DIVULGAÇÃO

(PREFEITURA DE CENTENÁRIO DO SUL)

Uma grande pandemia, universal, é a do coronavírus. Mas as cidades do Paraná e do Brasil se deparam com uma outra calamidade, que é a dengue.

Em Centenário do Sul, no dia 27 de novembro, a Prefeitura, através do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou o Dia D de Combate à Dengue. Teve inclusive arrastão educativo.

A ação foi definida em reunião pelo Comitê da Dengue, onde os membros optaram pela realização de um arrastão educativo e uma semana de conscientização do moradores.

Durante a semana que antecedeu o Dia D, os agentes de Saúde realizaram a entrega de panfletos e orientaram a população à dedicar 10 minutos para limpeza do próprio quintal, descartando em sacos plásticos para fora do quintal, os objetos que são tidos como focos pelo mosquito acumulando água, como copos plásticos, garrafas PET, pneus, entre outros.

A secretaria de Educação também mobilizou os alunos das escolas e creches da rede municipal, abordando temas voltados para o combate à dengue.

De acordo com o coordenador, Jaime Antonio dos Santos, a participação dos moradores foi fundamental e a ação obteve um ótimo resultado. “Com o apoio da secretaria de Infraestrutura, fizemos a coleta no sábado pela manhã e como resultado, lotamos dois caminhões com muito lixo, inclusive, muitos pneus. Essa é uma ação que tem como finalidade o caráter educativo, a fim de que a população torne isso um habito no dia a dia”. Destacou Jaime.

O lixo recolhido teve como destino o aterro sanitário do município.

O departamento de Vigilância em Saúde orienta que essa é uma ação que deve ser continuada pela população, realizando pelo menos uma vez por semana, a busca por objetos e assim eliminando os possíveis criadouros do mosquito da dengue.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.