Assis Chateaubriand festeja 53 anos em Agosto, mas maior festa será em Outubro com a Expo Assis

Assis Chateaubriand festeja 53 anos em Agosto, mas maior festa será em Outubro com a Expo Assis

Assis Chateaubriand completará 53 anos de emancipação política e administrativa em 2019 no dia 20 de agosto, mas o Governo Municipal publicou decreto antecipando o feriado municipal para o dia 19, uma segunda-feira. Desta forma, a população terá mais um fim de semana prolongado em meio às comemorações.

O grande evento para comemoração será realizado em outubro. A Expo Assis 2019 vem sendo organizada há meses e seu lançamento aconteceu no dia 28, quando a Comissão Central Organizadora (CCO) apresentou oficialmente as atrações da maior festa popular da região oeste e uma das maiores do Paraná.

Os shows musicais estão confirmados e, mais uma vez, grandes artistas foram contratados e a entrada ao Centro de Eventos Ângelo Micheletto será franca. No dia 17 de outubro, subirá ao palco o cantor Eduardo Costa. No dia 18, será a vez do grupo Raça Negra. Já no sábado, dia 19, o show ficará por conta da dupla César Menotti e Fabiano.

A Expo Assis contará ainda com um show de gastronomia na 36ª Festa das Nações e com dezenas de empresas de várias regiões na 31ª Exposição Comercial e Industrial, além de parque de diversões e outras atrações. A Expo Assis 2019 é realizada pelo Município de Assis Chateaubriand, com apoio da Câmara Municipal, ACIAC (Associação Comercial) e UNEBAC (União das Entidades Beneficentes de Assis Chateaubriand), e parceiros.

O meio ambiente agradece

Com o objetivo de preservar um dos mais importantes recursos naturais do planeta, a Prefeitura de Assis Chateaubriand vem trabalhando na recuperação de nascentes de água. Desenvolvido em parceria com a Itaipu Binacional, o projeto consiste no reparo de minas danificadas em várias regiões do município.

A recuperação é realizada a partir do desassoreamento do local e a construção de uma proteção com pedras e cimento. Desta forma, há uma reversão de processos erosivos do solo e as vertentes de água são desobstruídas. Esse trabalho é feito pelo técnico da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Gilmar Echhardt, com auxílio de mais dois servidores.

O projeto do Município é recuperar 40 nascentes até o fim deste ano. Até agora, foram preservadas 10 fontes na comunidade Santa Rita, Horto Municipal e nos Ramais Iracema e Pimenta.

O maior frigorífico

A Frimesa está implantando em Assis Chateaubriand aquele que será o maior frigorífico de suínos do Brasil.
Em um primeiro momento, o cronograma prevê o abate de 7,5 mil cabeças de suínos por dia. Até a conclusão da sua segunda fase, com ampliação da planta prevista para ser concluída em 2027, esse número saltaria para 15 mil cabeças por dia.

Para se ter idéia da dimensão do tamanho desse projeto, 15 mil cabeças abatidas por dia é o que todo o oeste do Paraná abate hoje. Equivale dizer que, sozinho, o frigorífico da Frimesa dobrará a demanda atual da região, exigindo, inclusive, que o plantel de suínos dobre nos próximos nove anos.

Somado a isso, a cadeia será impactada ainda na geração de empregos formais diretos e indiretos. Na primeira fase do abatedouro ele empregará 3,8 mil funcionários dentro da fábrica e com a conclusão da segunda esse número saltaria para 5,5 mil trabalhadores. O reflexo direto será sentido ainda no alojamento de matrizes. Hoje elas somam 90 mil cabeças, mas esse número precisa saltar para 210 mil cabeças.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.