Associação Comercial de Paranaguá chega aos 100 anos

Associação Comercial de Paranaguá chega aos 100 anos
Sede da ACIAP

(da Redação)

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá – ACIAP – vai comemorar 100 anos de fundação no dia 4 de outubro. A entidade foi fundada nesse dia e mês, no ano de 1923, com o nome de Centro Comercial de Paranaguá.

O texto é da própria Aciap:

“A hoje Aciap nasceu de um encontro dos treze fundadores na secretaria do Clube Republicano, onde foi aprovada e empossada a sua diretoria provisória. Em Dezembro do mesmo ano foi realizada reunião para eleição da primeira diretoria que teve como presidente o Sr. Ceciliano da Silva Corrêa. Em 1928 foi adquirido o primeiro imóvel localizado à rua XV de Novembro, que foi vendido alguns anos mais tarde para a ampliação da nova sede. Na gestão de diretoria de 1979/1983 foi adquirido terreno e construído um imóvel localizado na Rua Rodrigues Alves, que foi sendo ampliado ao longo das gestões posteriores e onde está localizada atualmente a ACIAP, com mais de 1500m² de infraestrutura.

Firmar o Porto de Paranaguá na preferência dos importadores e exportadores foi uma longa luta que a Associação enfrentou desde sua primeira reunião em 1923, onde a primeira decisão tomada foi solicitar ao Diretor da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande – Paraná a abertura do portão da Rua Pêcego Junior e a colocação de mais uma balança, a fim de facilitar a carga e descarga de vagões. A criação de uma comissão para mediar o conflito com os trabalhadores terrestres (estivadores), dada a insatisfação pelos salários, em 1925. A constante solicitação pela dragagem do Canal da Galheta desde a inauguração do cais do Porto de Paranaguá em 1935 até os dias atuais. A mediação do conflito entre terminais de granéis associados e os caminhoneiros, no período de escoamento de safra, devido à cobrança de diárias dos vários dias parados em longas filas na BR 277, aguardando para descarregar no Porto de Paranaguá, entre os anos de 2001 a 2003. Até a mais recente conquista, após inúmeras guerras travadas no Judiciário, em conjunto com os Sindicatos dos Operadores Portuários e Agências Marítimas, contra o Governo do Estado e Superintendência do Porto de Paranaguá pela liberação de exportação de transgênicos no ano de 2007”.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.