Até melancia de Santa Inês tem na merenda escolar
(PREFEITURA DE SANTA INÊS)
Desde o ano passado, a Prefeitura de Santa Inês, por meio da Secretaria de Agricultura, tem contribuído com os produtores rurais do município para terem mais qualidade na produção. O suporte técnico vai desde cursos ao fornecimento de maquinário para auxiliar no trabalho da lavoura.
Um dos segmentos que têm recebido o incentivo da Agricultura é o da produção de frutas. O objetivo é adquirir parte das frutas para alimentação escolar. Um dos produtores acompanhados pela Prefeitura é o Seu Hilário Gomes, do Povoado Boa Vista do Cassiano. Ele tem cerca de 1 hectare de melancia, o que pode resultar em até 40 mil quilos da fruta.
Um dos maiores desafios dos produtores é com a irrigação do plantio durante o período de estiagem. Ainda no final de 2021, a Secretaria de Agricultura em parceria com o Governo do Estado, doou kits de irrigação a vários produtores. Além de resolver o problema da falta de água, a Prefeitura garante produção o ano inteiro. E através do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar – a Prefeitura comprará a produção e destinará aos alunos da rede municipal de ensino.
A Secretária de Agricultura, Cristyane Artioli, destaca que “o objetivo é incentivar cada vez mais e fortalecer a cadeia da fruticultura no município”.
Seu Hilário diz que está muito satisfeito com o suporte técnico da Secretaria de Agricultura e a destinação da sua produção para a merenda escolar. “Toda a minha produção desta safra já está comercializada para a merenda escolar do município de Santa Inês. Obrigado ao nosso prefeito, Felipe dos Pneus, pela importante valorização do pequeno produtor da zona rural” – destaca.