Atração imperdível em Araucária: 1ª. Feira Sabores das Colônias
(da Redação)
A Prefeitura de Araucária, através da Secretaria Municipal de Agricultura, vai promover de 1 a 4 de dezembro a 1ª. Feira Sabores das Colônias no Parque Cachoeira. O evento se realizará durante as atrações do Natal Iluminado de Araucária, que promete ser as maiores de toda a História araucariense.
A Feira, que deverá se repetir anualmente, reunirá mais de 60 expositores que comercializarão produtos de hortifrúti: produtos de origem animal feitos artesanalmente, artesanatos, flores ornamentais, bolachas, bolos, pães especiais. O horário deverá ser das 10 às 22 hs, com entrada gratuita.
Queijarias de Araucária
Durante a 1ª. Feira Sabores das Colônias estarão sendo comercializados produtos oriundos do Projeto Queijarias de Araucária, como queijos, nata, manteiga, requeijão e doce de leite.
O Projeto Queijarias de Araucária conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Com as parcerias, os produtores podem realizar cursos de capacitação, como o de Boas Práticas de Fabricação, pasteurização, cloração da água, entre outros. O SENAR, que faz parte do sistema FAEP, colabora com os cursos de Capacitação em Boas Práticas Agropecuárias, que acontecem em Castro, ensinando todo o manejo para melhorar a produção de leite.
“Estamos trabalhando para que a venda se amplie em todo o Estado e também para o todo o país. Isso será possível através do selo Arte”, disse Renata Kubaski de Araújo, veterinária que atua no Departamento de Abastecimento da SMAG.
Parque dos Dinossauros
Outra atração da Feira Sabores será o Parque dos Dinossauros, do escultor e artista Jonas Lima Correa Neto, que ficará funcionando até o dia 11 de dezembro no Parque Cachoeira.
Estarão expostas 52 esculturas (entre ovos e dinossauros). Algumas delas chegam a 10 metros de altura, outras a 5m e as menores a 2m e 1m. As esculturas são confeccionadas em argila, de modo totalmente artesanal, e recebem revestimento em fibra e resina, tornando-as mais resistentes. As esculturas jurássicas contam também com pintura realista e texturas, fato que atrai ainda mais o público, principalmente os olhares curiosos das crianças.