Aumenta demanda de serviços aero médicos no aeroporto de Ponta Grossa
(PREFEITURA DE PONTA GROSSA – Texto de Edson Gil)
O Aeroporto Sant’Ana registra aumento na procura de serviços aero médicos em Ponta Grossa. Remoções de pacientes com Covid-19 estão na maioria as utilizações. No setor da saúde, o Aeroporto também já é utilizado para a recepção e envio de doação de órgãos e conta com estrutura para receber vacinas contra o novo coronavírus, caso necessário.
De acordo com a superintendência do Aeroporto Sant’Ana, o helicóptero do Samu realizou em 2020 um total de 921 ocorrências. Neste ano, já foram atendidas 300 ocorrências em janeiro e fevereiro. Segundo o relatório, nenhuma destas remoções são relacionadas com a Covid-19. Na aviação executiva, em 2020, foram registrados 548 pousos e apenas 9% deles relacionados com serviços aero médicos. Enquanto neste ano, também nos meses de janeiro e fevereiro, foram contabilizados 145 pousos e 30% deles relacionados a remoções em UTIs móveis. Quanto a doações de órgãos, 2020 contou com 15 movimentos de pouso e neste ano, ainda nenhum foi registrado.
José Loureiro, secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional e responsável pelo Aeroporto Sant’Ana conta que a estrutura está aberta 24h para transporte de órgãos e deslocamento de pacientes. Segundo ele, antes pandemia era registrado a utilização de apenas um voo desta modalidade a cada trimestre. “No ano passado, começamos a contar com aproximadamente duas operações por mês e neste ano, estamos tendo quase uma operação por dia de remoção de pacientes com Covid-19, pelo serviço aero médico”, relata.
Outro serviço que é utilizado, é referente a doação de órgãos. Victor Hugo de Oliveira, superintendente do Aeroporto Sant’Ana, relata que os órgãos possuem tempo determinado de vida fora do corpo, e qualquer demora pode ocasionar a perda do órgão para quem aguarda o transplante. “A distância, em muitos casos, é o que dificulta no transplante de órgãos, influenciando no sucesso ou fracasso da cirurgia. Em virtude disso, o transporte aéreo de órgãos se torna uma alternativa extremamente válida nestes casos de urgência”, aponta Oliveira.
Loureiro adianta que o Aeroporto também está preparado para receber vacinas contra a Covid-19. “Ponta Grossa conta com toda a estrutura para receber as vacinas contra o novo coronavírus pelo nosso Aeroporto, caso seja necessário. Estamos preparados com 24 horas para atendimento em diversas frentes que sejam necessários os serviços aéreos”, finaliza o secretário.