Balneário Camboriú, com os prédios mais altos do mundo, é o laboratório da construção
(da Redação)
Sediando o edifício mais alto do Brasil, construindo o prédio com a mais moderna tecnologia existente e preparando-se para iniciar as obras daquele que será a mais alta construção do mundo, tendo mais da metade dos 10 maiores edifícios do Brasil, Balneário Camboriú transformou-se em laboratório da construção. As mais modernas técnicas existentes no mundo (algumas em convênio com importantes construtoras de Dubai e de Nova Iorque), podem ser encontradas na Capital Catarinense do Turismo.
Tudo isso foi demonstrado durante a realização da Feira Construir Aí, de 12 a 15 de setembro no Expocentro.
A FG Empreendimentos, que lidera toda essa ousadia, mostrou ali os estudos desenvolvidos e implementados, como a piscina modular, fachada ventilada, as instalações hidráulicas e elétrica, a utilização de piso elevado, escadas modulares, sprinkler, o BIM, forma de alumínio, etc. E também a sustentabilidade como aliada dos empreendimentos.
Balneário Camboriú vai ganhar da FG um dos edifícios mais modernos em construção no país, o Boreal Tower, que terá mais de 240 metros de altura. Sua fundação utiliza a técnica conhecida como “pílled raft” – um grande bloco de concreto armado assentado diretamente no maciço rochoso, com o auxílio de estacas raízes para garantir sua fixação. Tudo sem a necessidade de vigas internas.
Está na cidade aquele que é, atualmente, o maior prédio do país, o One Tower, com 290 metros de altura, mas a FG recebeu licença para iniciar as obras daquele que vai ser o maior edifício do mundo, o Triumph Tower, que terá 509 metros de altura e 140 andares.