Balneário Camboriú recebe importante congresso brasileiro de ensino do Direito Ambiental

Balneário Camboriú recebe importante congresso brasileiro de ensino do Direito Ambiental

16º Congresso Brasileiro do Magistério Superior do Direito Ambiental reúne especialistas renomados do Brasil e da América Latina tendo a Constituição de 1988 como foco

No período de 13 a 15 de setembro, a Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil – APRODAB estará promovendo seu 16º Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental, na cidade de Balneário Camboriú. O Instituto Brasileiro de Advocacia Pública – IBAP é correalizador do evento, juntamente com a Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, através da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais, e a Associação Latino-Americana de Direito Ambiental – ALADA. O evento conta ainda com o apoio da OAB – Subseção de Balneário Camboriú.

Nesta edição, o congresso terá como tema “30 Anos da Constituição Brasileira de 1988: tendências, desafios e ameaças ao constitucionalismo ambiental”, em memória da Desembargadora Maria Collares F. Conceição, primeira presidente do Fórum de Direito do Ambiente da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e reconhecida militante das causas ambientais, falecida em março deste ano.

Desde 2003, com periodicidade anual, a APRODAB promove o Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental com o objetivo de reunir professores, acadêmicos, pesquisadores, profissionais, autoridades públicas, gestores de empresas privadas e alunos de graduação e pós-graduação de todo o país, para apresentar trabalhos, discutir e debater temas de interesse de área, e recomendar propostas e ideias para a solução de problemas ambientais.

Presidido pela professora Francelise Pantoja Diehl, associada do IBAP e da APRODAB, o congresso deste ano contará com a presença de diversos palestrantes estrangeiros, como Michel Prieur (França), Manuel Jacques Parraguez (Chile), Mário Pena Chacon (Costa Rica) e Maria Valéria Berros (Argentina). Entre os destaques brasileiros, o professor Guilherme José Purvin de Figueiredo, ex-presidente do IBAP e atual coordenador geral da APRODAB, fará a palestra de abertura do congresso, com o tema “Constituição Federal de 1988: balanço e perspectivas”, e Antonio Herman Benjamin, Ministro do Superior Tribunal de Justiça –STJ, estará presente no Painel de Encerramento.

A programação está disponível no site www.congressoaprodab2018.com, assim como outras informações. Segue abaixo a programação do evento:

Quinta-feira, 13 de setembro de 2018

14h às 18h30: Apresentação dos Artigos Científicos e Comunicações Científicas
19h às 22h: Abertura do Evento/Palestra de Abertura
Tema: “Constituição Federal de 1988: balanço e perspectivas”
Palestrante: Prof. Dr. Guilherme José Purvin de Figueiredo

Sexta-feira, 14 de setembro de 2018

8h30 às 10h: Painel I (duração de 1h30, com 4 intervenções de 20 min., mais 10 min. para debates)
Tema: Ecologização dos direitos humanos e reconhecimento de um direito humano ao meio ambiente.
Coordenação da Mesa: Escola de Ciências Jurídicas da UNIVALI/Coordenação do Curso de Direito da UNIVALI em Balneário Camboriú/OAB Secional BC.

Painelistas:

1 – Mario Pena Chacon (Doutor, Universidade da Costa Rica, San Jose, Costa Rica)
2 – José Antônio Tietzman (Doutor, Universidade Federal de Goiás – UFG e Pontifícia Universidade Católica – PUC/GO)
3 – Marcelo Kokke Gomes (Doutor, Escola Superior Dom Helder Câmara, Pontifícia Universidade Católica – PUC/MG e Procurador Federal Estado de Minas Gerais)
4 – Pedro Avzaradel (Doutor, Universidade Federal Fluminense – UFF/RJ)

10h às 10h20: Coffee Break
10h30 às 12h: Painel II (duração de 1h30, com 4 intervenções de 20 min., mais 10 min. para debates). Tema: Constitucionalismo Ambiental: avanços e retrocessos. Coordenação da Mesa: Vera Lúcia Jucovsky (Professora, Mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FDUSP, Doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Desembargadora Federal Aposentada/TRF3 e Diretora dos Interesses dos Aposentados na Associação dos Juízes Federais do Brasil – AJUFE).

Painelistas:
1 – Maria Valeria Berros (Doutora, Universidad Nacional del Litoral, Santa Fé, Argentina)
2 – Paulo Velten (Doutor, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES)
3 – José Rubens Moratto Leite (Doutor, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC)
4 – Isabella Franco Guerra (Mestre, Pontifícia Universidade Católica – PUC/RJ).

14h às 15h: Painel III (duração de 1h30, com 4 intervenções de 20 min., mais 10 min. para debates). Tema: Efeitos das mudanças climáticas globais, redução de riscos de desastre e mobilidade humana. Coordenação da Mesa: Lucíola Maria de Aquino Cabral (Doutora, Universidade de Fortaleza – UNIFOR/CE).

Painelistas:

1 – Sheila C. Pitombeira (Doutora, Universidade de Fortaleza – UNIFOR/CE)
2 – Fernanda Dalla Libera Damacena (Doutora, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo/RS)
3 – Erika Pires Ramos (Doutora, Rede Sul-Americana para as Migrações Ambientais – RESAMA/SP)

15h30 às 15h50: Coffee Break

16h às 17h30: Painel IV (duração de 1h30, com 4 intervenções de 20 min., mais 10 min. para debates). Tema: Proteção e gestão de bens ambientais e espaços protegidos e o constitucionalismo ambiental: tendências e retrocessos. Coordenação da Mesa: Luciana Cordeiro de Souza Fernandes (Doutora, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP)

Painelistas:

1 – Rodrigo Jorge de Moraes (Doutorando, Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP)
2 – Márcia Dieguez Leuzinger (Doutora, Centro Universitário de Brasília – UniCEUB e Procuradora do Estado do Paraná, em Brasília)
3 – Erika Bechara (Doutora, Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP)

18h às 18h45: Lançamento de livros
19h às 20h30: Painel V (duração de 1h30, com 4 intervenções de 20 min., mais 10 min. para debates). Tema: Ecocrítica e Direito Ambiental. Coordenação da Mesa: Patricia Bianchi (Doutora, Centro Universitário Salesiano – UNISAL/SP)

Painelistas:

1 – Fernanda Menna Pinto Peres (Mestre, Universidade Católica de Santos – UNISANTOS/SP, Juíza de Direito)
2 – Carlos Frederico Marés de Souza Filho (Doutor, Pontifícia Universidade Católica – PUC/PR)
3 – José Nuzzi Neto (Presidente do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública – IBAP)
4 – Manuel Jacques Gutierrez de Parraguez (Professor Decano da Universidade Bolivariana do Chile, Chile)

20h30 às 20h50: Coffee Break

21h às 22h30: Painel VI (duração de 1h30, com 4 intervenções de 20 min., mais 10 min. para debates). Tema: Ensino e pesquisa em Direito Ambiental. Coordenação da Mesa: Ana Nusdeo (Doutora, Universidade de São Paulo – USP)

Painelistas:

1 – Solange Teles da Silva (Doutora, Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP)
2 – Consuelo Yoshida (Doutora, Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP, Desembargadora do TRF3)
3 – Danielle de Andrade Moreira (Doutora, Pontifícia Universidade Católica – PUC/RJ)
4 – Marcelo Abelha Rodrigues (Doutor, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES)

Sábado, 15 de setembro de 2018

9h às 10h: Comunicações Científicas

10h às 10h20: Coffee Break

10h30 às 12h: Painel de Encerramento: Antonio Herman Benjamin (Doutor, Ministro do Superior Tribunal de Justiça – STJ). Michel Prieur (Doutor, Professor Emérito da Universidade de Limoges, Presidente do Centro Internacional de Direito Comparado do Ambiente, França). Álvaro Luiz Valery Mirra (Doutor, Juiz de Direito do TJ-SP)

12h30 às 16h: Almoço de Encerramento e Assembleia da APRODAB

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.