Balneário Camboriú recebe o principal Congresso de veículos elétricos do país

Balneário Camboriú recebe o principal Congresso de veículos elétricos do país
Mobilidade elétrica em Itaipu – DIVULGAÇÃO

Nos dias 13 e 14 de abril, a cidade de Balneário Camboriú vai receber o principal congresso de veículos elétricos do Brasil, o C-MOVE Sul.

O C-MOVE Sul – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, que acontecerá no Espaço FG Eventos, terá como um dos destaques a palestra Projetos de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da AMFRI – Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, em Santa Catarina. Se colocada em prática, a medida deve beneficiar 750 mil pessoas, por meio da adoção de 80 ônibus 100% elétricos dedicados ao transporte intermunicipal, de projetos de micromobilidade elétrica na cidade de Balneário Camboriú e da construção de um túnel entre Itajaí e Navegantes. Além do C-MOVE, no dia 14, acontece o DME Sul – Dia da Mobilidade Elétrica.

“A eletrificação dos veículos utilizados no transporte público vem sendo adotada com muito sucesso em diversos municípios brasileiros e a utilização de ônibus elétricos na mobilidade intermunicipal e interestadual são os passos seguintes desse processo. É muito interessante ver uma região tão importante para a economia do país centralizar sua mobilidade em veículos elétricos e acredito que isso se tornará uma tendência nos próximos anos”, afirma Ricardo Guggisberg, Presidente do IBMS – Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável e da MES Eventos, organizadora de eventos de eletromobilidade.

Segundo João Luiz Demantova, Consultor em Projetos de Desenvolvimento Regional da AMFRI e palestrante do C-MOVE Sul, o projeto será focado em três pontos centrais: um sistema de transporte público com veículos elétricos e reurbanização de vias para atender os deslocamentos intermunicipais das 11 cidades, a estruturação de parceria público-privada para implantação do túnel imerso entre Itajaí e Navegantes e a Mobilidade Ativa em Balneário Camboriú. “Será uma transformação para a região e possibilitará que a população se desloque entre os municípios utilizando um sistema único de transporte coletivo e elétrico”, diz, lembrando que a medida permitirá que os moradores locais utilizem apenas meios públicos nos deslocamentos intermunicipais.

Para Demantova, a medida trará como benefícios, além da melhoria da infraestrutura de transporte público na região, baixas nos índices de poluição sonora e do ar e impactará até mesmo no escoamento e recebimento de mercadorias que passam pelos Porto de Itajaí e Navegantes, dois dos maiores do país em movimentação de contêineres. “O sistema de ônibus elétricos deve diminuir a quantidade de veículos particulares que transitam diariamente pelas BRs 101 e 470”, afirma ele, lembrando que, com os ônibus elétricos prestando serviços, os moradores da região não precisarão usar seus veículos particulares para boa parte dos deslocamentos intermunicipais.

DME

Ao fim do Congresso, os participantes poderão participar do DME – Dia da Mobilidade Elétrica. O evento, criado em 2016, em São Paulo, visa estimular o debate e difundir os benefícios da eletrificação na mobilidade urbana, por meio de veículos HEV (híbridos), PHEV (híbridos plug-in) e BEV (totalmente elétricos), além de componentes e infraestrutura e serviços ligados à mobilidade, como estações de recargas, charge service e relacionados. O trajeto está confirmado e percorrerá a Avenida Atlântica, em um trajeto de 3,8km.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.