Balneário Camboriú tem uma “nova” Biblioteca e Arquivo Públicos
A Prefeitura de Balneário Camboriú celebrou a revitalização da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis e do Arquivo Histórico.
Com a revitalização, feita em 2023, houve o retrofit da fachada, que é uma renovação da frente do prédio, com a introdução de materiais novos. Os brises de madeira foram substituídos por uma estrutura com chapas de alumínio e acabamento em poliéster, a qual cumpre a mesma função do dispositivo arquitetônico anterior, de impedir a incidência direta da luz solar no interior da edificação. A frente do prédio ganhou letreiro em acrílico branco com iluminação interna. Também houve troca de todo o telhado, adequação da parte elétrica e substituição de todas as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED.
O evento marcou também a chegada dos mais de 700 novos livros adquiridos para a Biblioteca Municipal, muitos deles sugeridos pela população. A programação celebrou ainda o lançamento da parceria da Fundação Cultural de Balneário Camboriú com a Sociedade Cultura Artística (SCAR), a qual oferecerá aulas gratuitas de teatro e artes visuais para adolescentes de Balneário Camboriú.
“Uma cidade que não sabe de onde vem, não sabe para onde vai. Revitalizar, dar melhores condições para que as pessoas possam estar aqui e entender de onde Balneário Camboriú veio, a sua história, é o melhor caminho para saber para onde é que a cidade vai. Hoje é um momento muito importante para a cidade e para a cultura de Balneário Camboriú. O prédio está mais bonito, mais agradável. Tem que ter um ambiente preparado para as pessoas celebrarem a cultura e a história. E o que nós fizemos foi melhorar esse espaço, dar mais condições. Eu tenho certeza que isso vai enriquecer muito a cidade”, disse o prefeito Fabrício Oliveira.
Biblioteca e Arquivo Histórico estão vinculados à Fundação Cultural. O prédio em estão instalados foi construído em 1993, mas a capacidade de carga nas lajes não foi prevista na época para comportar os acervos. Por causa disso e após reformas, Biblioteca e Arquivo mudaram-se para o prédio somente em 2007.
Saiba mais
Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis
Criada em 1968, a Biblioteca tem um acervo de 52.838 exemplares, formado por livros, periódicos, obras raras, gibis, multimeios, dicionários, enciclopédias e obras em braille dos mais diversos assuntos e temas. Além de fazer empréstimos de obras, a população pode, no local, utilizar computadores com conexão à internet e mesas para estudos. Para fazer parte dos mais de 20 mil usuários cadastrados, basta comparecer à Biblioteca portando documento original com foto e comprovante de residência. A partir daí, já será possível criar um cadastro para empréstimos feitos presencialmente ou reservas pelo sistema online presente no link http://pergamum.balneariocamboriu.sc.gov.br/pergamum/biblioteca/.
Arquivo Histórico de Balneário Camboriú
O Arquivo Histórico teve sua criação aprovada pela Câmara de Vereadores em 29 de novembro de 1993. Possui um acervo de cerca de 100 mil documentos em diversos suportes: audiovisual, fotográfico, jornais, atas, plantas heliográficas, mapas, cartões-postais e uma variedade de materiais informativos.