Banda musical Guarany, um patrimônio de Teixeira Soares
(da Redação, com informes da Prefeitura de Teixeira Soares)
Termina no dia 2 de abril o prazo para se inscrever nos testes para participar da Banda Guarany. Patrimônio histórico e cultural de Teixeira Soares, fazer parte da corporação deve ser um imenso orgulho, por toda a tradição incorporada, por todo o brilho conquistado ao longo dos anos. Uma história mais que centenária, eis que a banda foi fundada em 1914.
São 11 vagas disponíveis: 02 clarinetes, 02 Trompetes, 03 trombones, 01 bombardino e 03 bateria e percussão.
As inscrições podem ser feitas aos sábados, no período da manhã, na Estação Ferroviária (sede da banda), ou de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na Biblioteca Cidadã Janete Luft. Para realizar o cadastro é necessário ter idade mínima de 11 anos e levar o comprovante de residência, RG e certidão de nascimento.
“A Banda Guarany é referência no nosso município pois foi criada antes mesmo de Teixeira Soares virar município. É uma banda centenária, por onde passaram muitos munícipes, formando muitos músicos”, declara o maestro Rodrigo Correa Santos.
As aulas de música são gratuitas e os instrumentos são fornecidos pela Prefeitura de Teixeira Soares. Os ensaios, separados em ensinos teóricos e práticos, iniciam no dia 2 de abril, aos sábados, das 8h30 às 11h30, na Estação Ferroviária.
Histórico
A banda musical municipal Guarany foi fundada quando foi fundado também o Grêmio Musical Guarany no dia 11 de janeiro de 1914. Ela foi desativada e reativada várias vezes, tendo sido reconstituída em 2011.
Ao longo dos 108 anos, conquistou inúmeros troféus.