Biodigestores são ativados em Castro e em Piraí do Sul

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Pote de ouro: biogás e biometano aproveitando resíduos

Duas importantes inaugurações vão acontecer proximamente em Castro e em Piraí do Sul e são auspiciosas para o meio ambiente e os negócios. São 2 biodigestores, um da empresa Energik, segmento da Unium (união das cooperativas Castrolanda, Frísia e Capal) e outro da cooperativa Castrolanda. O maior deles, de propriedade da Energik, está localizado em Castro, no Parque Industrial Caxambu, ao lado do frigorífico da Alegra Foods e da usina de leite da Naturalle. O outro, em Piraí do Sul, junto à Unidade de Produção de Leitões – UPI – da Cooperativa Castrolanda. Ambos seguem um mesmo e avançado modelo europeu de biodigestores, sob responsabilidade da CH4 Solution, filial no Brasil (sede em Castro)da italiana BTS Biogas.

Em Castro a capacidade é de 4.926 m3 de resíduos. A capacidade é para gerar 730 mil quilowatt/hora por mês de biogás, o que é suficiente para abastecer 4.800 casas todos os meses. Também será gerado biometano, que será usado futuramente no abastecimento dos carros da frota da cooperativa, além do CO2, que é utilizado nos atordoadores de suínos da Alegra. Sairão dali também biofertilizantes, com alta concentração de nutrientes, para serem distribuídos aos cooperados da Unium.

Em Piraí do Sul o biodigestor será abastecido somente com dejetos e carcaças de animais mortos na propriedade. A capacidade de geração elétrica é de 230 KW, produção suficiente para abastecer toda a demanda energética da unidade e ainda exportar créditos de energia. 

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.