Bolo gigante, casamento coletivo, festa dos amigos, pedaladas, na festa dos 55 anos de Balneário Camboriú

Bolo gigante, casamento coletivo, festa dos amigos,  pedaladas, na festa dos 55 anos de Balneário Camboriú

Fez sol, o dia todo brilhou e as comemorações pelo 55º aniversário de emancipação de Balneário Camboriú (dia 20 de julho) foram prestigiadas maciçamente pela população, tanto da cidade, moradores e turistas, como da região. O tradicional corte do bolo abriu a programação, o primeiro na rua 3100, às 9 hs e o segundo na Praça do Pescador, bairro da Barra, às 11 hs.

Moradores e turistas acompanharam o corte na Rua 3100, produzido pelo curso de Gastronomia da Uniavan, e teve 55 metros. “Eu adorei a festa aqui, está linda. Vim visitar meus pais e aproveitei para comemorar”, fala Elaine Pinheiro Souza Domingos, moradora de Bombinhas. O recheio era de doce de leite e foi uma linda homenagem ao mar.

Para deixar a festa ainda mais animada, a Banda Escolar do Centro Educacional Municipal Nova Esperança, o Coral do Projeto Oficinas e a poetisa Maria Luiza Kuhn se apresentaram e encantaram quem acompanhou o evento.

Na Barra, o bolo também foi recheado com doce de leite e homenageou o mar e os pescadores, no berço de Balneário Camboriú. “Foi muita alegria receber o primeiro pedaço do bolo de aniversário. Moro no bairro há 35 anos e sou muito feliz aqui”, comemora a senhora Juraci Ferreira Chaves, que foi presenteada pelo primeiro pedaço.

A animação ficou com o cantor Diogo Rosa e, no total, foram entregues quase 17 mil pedaços nos dois momentos.

Dia do Amigo

No Dia do Amigo, milhares de pessoas comemoraram os 55 anos de Balneário Camboriú ostentando sorrisos e abraços ao longo da Avenida Atlântica durante a Festa dos Amigos. Em cada uma das 80 barracas, um retrato diferente da cidade que atrai turistas do Brasil inteiro.

A comemoração atraiu 30 mil pessoas de todas as idades. No evento, crianças, jovens, idosos e famílias inteiras se encontraram à beira-mar ao som de artistas que se apresentaram na festa. Quem também marcou presença foi o sol, que deixou tudo mais bonito e garantiu uma temperatura de agradáveis 20ºC.

E não poderia ser diferente, amigos de Balneário Camboriú que moram em outras cidades, fizeram questão de ir ao evento. “O que me trouxe para a festa foi a boa energia que essa maravilhosa cidade tem”, disse a sorridente Gabriela Szenczuk, estudante de jornalismo e moradora de Florianópolis.

Casamento coletivo

Para Andréa, o ditado popular, nunca é tarde para realizar o seu sonho, foi realizado no dia 20. Ela se casou oficialmente com José, após 25 anos de união estável  para, assim, finalmente poder carregar o nome do marido: Dávila. A cerimônia ocorreu ao lado de outros 55 casais, no Casamento Coletivo de Balneário Camboriú, no Clube Ariribá, evento que integra o calendário de 55 anos da cidade.

As noivas desde tiveram “Dia de Noiva”, com direito a café da manhã, maquiagem, cabeleireiro, massagem e almoço e não escondiam a expectativa e ansiedade para o grande dia. “Após 25 anos de união estável e cuidando um do outro, resolvermos nos casar, para realizar meu sonho de ter o vestido branco”, revela Andréa.

As noivas foram levadas por carros antigos até o Clube Ariribá. Fuscas e Opalas se enfileiraram no Centro de Convivência da Rua Itália, para um grande buzinaço durante todo o trajeto. Jaques Damázio foi o responsável por mobilizar os veículos, que vieram dos clubes GarageHotWagen, The Volks, Itajaí Vintage e Seaside Square Club. “Sempre nos mobilizamos para ajudar as pessoas e realizar campanhas sociais. Quando recebemos o convite, logo aceitamos e nos sentimos honrados de fazer parte desta festa”, citou Jaques.

José Dávila, conta que o casamento foi a concretização do amor dos dois. “Já temos uma união estável e um filho e, agora, decidimos oficializar nosso amor, nessa bela cerimônia”, conta.

“O amor deve ser uma decisão, e o que vocês estão decidindo aqui é estar com a pessoa que você ama todos os dias, independente das adversidades”, fala o Prefeito Fabricio Oliveiro, desejando felicidade a todos os casais.

A secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello, disse que a união marca algo que vai ficar na memória para sempre, dos noivos, familiares, padrinhos e amigos. “O casamento coletivo é nossa maneira de auxilia a realizar sonhos”, celebra.

Após a assinatura dos papéis, entre os noivos e padrinhos, os convidados aproveitaram a noite com os noivos comemorando o início de um novo capítulo de suas histórias.

Pedaleiros

A Avenida Atlântica foi o palco do 1º Pedal 60+, na manhã do dia 21. O passeio ciclístico, realizado pela Secretaria da Pessoa Idosa, reuniu mais de 100 pessoas na beira mar e presenteou os idosos que participaram com brindes.

No total, 80 idosos se inscreveram para o passeio e puderam concorrer a prêmios e a uma bicicleta ao final do percurso, que teve início na Barra Sul, e chegada na Praça Almirante Tamandaré. “Nosso objetivo maior nesse passeio foi estimular a prática esportiva e realizar uma atividade diferente não somente para aqueles com mais de 60, mas para toda a família, e o sorteio foi um incentivo a mais”, conta o secretário da Pessoa Idosa, Rosan Rocha.

E quem levou uma bike novinha para casa foi o Marco Antônio, usuário da Secretaria da Pessoa Idosa, que comemorou o presente.

Para o Prefeito Fabrício Oliveira, a prática esportiva leva mais saúde e qualidade de vida a todos. “Nossa cidade é considerada uma das mais felizes do país e isso também está relacionado a atenção que nossos moradores e turistas da melhor idade recebem”, fala.

Além dos brindes, as equipes do SAMU e do Núcleo de Assistência ao Idosos (NAI) estiveram no evento tirando dúvidas e dando informações. O passeio foi conduzido pelas bikelâncias dos Bombeiros Voluntários de Balneário Camboriú.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.