Bolsonaro volta a Foz do Iguaçu para lançar projeto de revitalização da linha de transmissão de Furnas
O Presidente Jair Bolsonaro voltará ao Paraná no final de fevereiro para o lançamento do projeto de revitalização da linha de transmissão de Furnas, que leva a energia de Itaipu para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
A obra receberá investimentos da ordem de R# 1 bilhão. O sistema não recebe melhorias há cerca de 30 anos.
A subestação de Furnas recebe a produção da maior parte das 20 unidades geradoras da hidrelétrica de Itaipu, cada uma com capacidade de 700 MW.
O Sistema de Transmissão de Itaipu, operado e mantido por FURNAS, conta com cinco linhas que cruzam aproximadamente 900 km entre os estados do Paraná e São Paulo. São três circuitos em corrente alternada (765 kV) e dois em corrente contínua (± 600 kV).
O sistema chama a atenção por sua estrutura e pela singularidade de alguns equipamentos. As quadriválvulas dos conversores CA/CC presentes em Foz do Iguaçu e Ibiúna têm até 14 m de altura (o equivalente a um prédio de quatro andares). Os números também impressionam quando o foco passa às linhas de transmissão. Somados, os cinco circuitos são sustentados por mais de 9 mil torres.