Braspol – Brasil Polônia em Campo do Tenente
Campo do Tenente é local de moradia de muitas famílias descendentes de poloneses (e de alemães também). E as tradições são mantidas através de grupo de danças, pratos típicos, celebrações. Está ali no centro da cidade a sede da Braspol (Brasil Polônia), construção tipicamente polonesa. A associação realiza diversas atividades na cidade, atraindo moradores e turistas. Alguns desses eventos (prejudicados atualmente por causa do covid-19) são a Festa da Colheita, Ognisco, Festa de Nossa Senhora da Czestochowa, ceia natalina, baile típico polonês.
Ognisco significa fogo, fogueira. Ao seu redor, assam-se salsichões ou lingüiças pré-cozidas na ponta de uma taquara fina, degustando-se com pão. Enquanto isso, há muita conversa, música, canções. Celebra-se o encontro de amigos.
Uma outra tradição, na Braspol, é a Noite do Pierogue, sempre na primeira 6ª. feira do mês. O pierogue é um tipo de pastel cozido Pierogue é um tipo de pastel cozido recheado com batata, chucrute, carne moída, queijo, cebola.
Os poloneses e seus descendentes começaram a chegar na região em 1920, perdurando isso até 1950.
Bem perto de Rio Negro, Campo do Tenente também foi caminho de tropeiros.
O município é sede da Cooperante – Cooperativa Agrícola de Campo do Tenente -, em franca expansão.
Uma grande atração é o Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo. Já o Rio da Várzea, com águas sem poluição, é paraíso de pescadores.
Desmembrado de Rio Negro em 1961, o município comemora 60 anos no dia 29 de outubro.