Cafezal do Sul chega aos 34 anos em 20 de julho

Cafezal do Sul chega aos 34 anos em 20 de julho
Foto – DIVULGAÇÃO (PMCS)

(da Redação)

20 de julho de 2024. A data vai marcar a passagem dos 34 anos de emancipação de Cafezal do Sul, no extremo noroeste paranaense. Desmembrado de Iporã, o município tem uma área de 335 km2 e está a 394 metros de altitude. Integra a Comarca de Iporã.

Para comemorar, teremos neste dia 7 de julho a realização do Pedal Entre Amigos. Serão 40 quilômetros, com largada na Escola Souza Naves. Toda uma estrutura foi montada: atendimento, café da manhã, pontos de apoio, almoço e brindes.

E também estão sendo realizadas celebrações religiosas, com cultos e Missas, tanto na cidade como nas localidades de Guaiporã e Jangada.

Conforme dados do Ipardes, são plantados em Cafezal do Sul 11.800 hectares de soja, 10.000 de milho, além de outras culturas como mandioca, sorgo, trigo, amendoim, coco. São expressivas as produções de leite e ovos de galinha.

História

A colonização da região iniciou-se 1952, pela colonizadora Cafezal que adquiriu 18.000 alqueires do Estado do Paraná para fins de ocupação da área. O desbravamento inciou-se com a vinda de várias pessoas, principalmente de origem nordestina, no qual se destacam os senhores Cipriano José da Silva (1952 ), José Felix Santana (1952), Sr. Custódio conhecido como Zé Canção (paraibano) e João Barbosa que também era empreiteiro da colonizadora Cafezal na construção de estrada e na derrubada das matas.

A chegada dos desbravadores nordestinos vindos, principalmente, do estado de São Paulo, onde o trabalho estava escasso, era de ônibus até Umuarama e a pés, animal ou jipe até Cafezal. Os trabalhos da companhia Melhoramento Norte do Paraná abrangiam até Umuarama: Cafezal era colonizada pela Colonizadora Cafezal, daí a dificuldade de acesso para aqueles que vinham pelo norte do estado depois de desembarcar em Umuarama.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.