Califórnia, entrada para o Norte Novo, festejará com a Califest seus 65 anos

Califórnia é a porta de entrada para o Norte Novo do Paraná, para quem vem por Apucarana. O município está comemorando no dia 26 de novembro o 65º aniversário de emancipação, fato ocorrido graças à lei estadual de 26 de novembro de 1954, desmembrando-se de Marilândia do Sul.

O prefeito Paulo Wilson Mendes, a Câmara e a comunidade estão organizando, para comemorar, a Califest, que vai acontecer no Centro de Eventos nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. Vai ter rodeio, praça de alimentação, parque de diversões, prova de laço, prova do tambor. E shows. No dia 13 com João Vitor e Gabriel, no dia 14 com May e Karen, no dia 15 com Cesar Menotti e Fabiano.  

Produção

Conforme o Ipardes, na área territorial de 141,587 km2, Califórnia planta soja em 7.800 hectares, trigo em 4.400, milho em 1.350, aveia em 850, café em 108. Tem importantes criações de aves, bovinos e suínos, com muito boas produções de leite e casulos do bicho da seda.

No parque industrial, que cresce, as empresas produzem bonés, acumuladores, plásticos, balões de plástico, metalurgia, farinha de trigo, arroz, madeiras, móveis.

Atrações

A cidade oferece atrações como ruas bem arborizadas e asfaltadas, a igreja matriz de São Francisco de Assis (o padroeiro). Na zona rural, cachoeiras.

História

Texto da Prefeitura

A fundação de Califórnia deve-se ao engenheiro civil Dr. Alberto L. V. Duplesses, de nacionalidade francesa, que auxiliado pelo topógrafo Minoti Bolinelli, fizeram a medição da terra. O começo do povoado se deu em 1942, com pessoas vindas de Minas Gerais sendo que as primeiras casas, foram contruídas, onde hoje passa a BR-376 no trecho denominado Av. Ponta Grossa.

Em 1949, o povoado foi elevado a categoria de distrito de Araruva (Marilândia do Sul). Pela Lei nº. 253 de 26 de novembro de 1954, foi elevado a categoria de município, sendo instalado oficialmente em 17 de dezembro de 1955.Seu fundador Alberto L. V. Duplesses deu a denominação de Califórnia a este município, por acha-lo semelhante à região Norte Americana de mesmo nome.

O Município situa-se no cruzamento do paralelo de 23º e 39‹ de latitude Sul, e 51º e 21‹ de longitude Oeste do Meridiano de Greenwich, norte do Paraná, numa altitude de 790 metros acima do nível do mar.

Limita-se ao norte com Apucarana por linhas secas e os córregos: Jacucaca e D‹Ouro. Ao sul com Marilândia do Sul, também por linhas secas e os córregos: Massuíno e Faleiros. A leste com Marilândia do Sul e Londrina pelo Córrego Faleiros. A oeste divide-se com o município de Apucarana por linhas secas e pelo Córrego D‹ouro.

A área do município é de 134 quilometros quadrados ou 5620 alqueires. Os principais acidentes geográficos são os Rios Taquara e Jacucaca. O clima do município é quente e pouco úmido no Verão e na Primavera, e ameno e agradável no Inverno e no Outono.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.