Cambira, a “Capital do Café Gourmet”

Cambira, a “Capital do Café Gourmet”

(da Redação)

Desde o dia 22 de outubro do ano passado, com a lei sancionada pelo Governador Ratinho Junior, Cambira é oficialmente a “Capital Estadual do Café Gourmet”. O projeto de lei foi do deputado estadual Anibelli Neto.

A indicação foi apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Rodrigo Rodrigues em agosto de 2017, e a Casa aprovou de forma unânime. A partir daí Rodrigo passou a colocar seu projeto em prática, sendo aprovado na Assembleia Legislativa no dia 13 de outubro de 2021 o Projeto de Lei 598/2020 de autoria do Deputado Anibelli Neto.

Cambira tem 177 propriedades, somando 440 hectares plantados. Na cidade, 7 estabelecimentos comerciais compram café dos produtores. Há 5 cafeicultores que agregam valor processando parte da produção comercializando-a torrada e/ou moída.

Os cambirenses tem participado anualmente das edições do concurso Café Qualidade Paraná, sempre se destacando. A cafeicultora Rose Moreira dos Santos já venceu uma edição, o mesmo acontecendo com Evilásio Shigueaki Mori, que é engenheiro agrônomo.

Os especialistas afirmam que a localização geográfica, solo, clima, mais a qualificação dos cafeicultores, favorecem os cafés de Cambira a se destacarem pela qualidade da bebida.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.