Cambira promove a Expocam para festejar seus 63 anos

(da Redação)
Espremida entre Apucarana e Jandaia do Sul, com uma área territorial de 166 km2, Cambira prepara-se para festejar o 63º aniversário de emancipação no dia 23 de outubro. Vai ter festa das grandes entre os dias 18 a 20 de outubro, com a realização da Expocam no Estádio Municipal. Os shows serão com João Bosco & Vinicius no dia 18 no Palco 1 e com Jeann & Julho no palco 2. No dia 19, no palco 1, sobrem João Nelore & Texano e no palco 2 Brenno & Matheus. No dia 20, no palco 1, estarão Léo & Raphael e no 2 San.
As Pedras do Cambira
As “Pedras do Cambira” são formações rochosas originadas a partir do resfriamento de lavas de rochas de basalto ocorridas há milhões de anos. Localizado na divisa entre Apucarana e Cambira, o fenômeno natural chama atenção dos visitantes e alimenta ao longo dos anos inúmeras versões por conta das suas peculiaridades geológicas.
Segundo estudo acadêmico publicado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o resfriamento da lava basáltica resultou em colunas de rochas dispostas na forma vertical e com bases hexagonais, reconhecidas na geologia como “disjunções colunares hexagonais do basalto”. Essa condição é rara na natureza, o que motivou o surgimento de inúmeras versões e que entraram para o folclore local. Muitos moradores da região garantem que as rochas são vestígios arqueológicos de antigas civilizações indígenas ou até mesmo fruto da ação de extraterrestres.
