Caminhos do Peabiru como rota turística do Paraná

Caminhos do Peabiru como rota turística do Paraná
Foto: a extensa rota

(da Redação)

A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou em terceiro e último turno o projeto que declara a antiga rota transcontinental Caminhos de Peabiru patrimônio de natureza cultural imaterial paranaense. Projeto do deputado Márcio Nunes, o texto vai agora para sanção (ou veto) do Governador Ratino Junior. A aprovação foi por unanimidade.

O Caminhos do Peabiru, com 4 mil quilômetros de extensão, ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico, isso há milênios. Era uma rota espiritual para o povo guarani em busca de um paraíso mitológico. O nome “Peabiru”, para os índios guaranis, significava “caminho que leva ao céu”.

No Paraná

O Paraná, com a aprovação da lei (e a aprovação do Governador) pode resgatar essa trilha histórica, no Estado um trecho de 1.550 quilômetros de extensão. Percorre 86 municípios e 29 distritos administrativos.

O projeto visa resgatar, proteger e fomentar o turismo e a cultura das cidades que circundam a trilha histórica. Os caminhos são ramificados e vão de Paranaguá à Peabiru (800 km passando por 30 municípios), de Peabiru à Foz do Iguaçu (450 km e 36 municípios) e de Peabiru à Guaíra com (300 km e 18 cidades). “Os incas e os guaranis se comunicavam por esta trilha Antes de Cristo, guiados pela Via Láctea. Para os guaranis, era a terra sem mal e para os incas era o caminho para a busca da nascente do sol. Temos no Paraná uma maravilha de conexão humana, social, espiritual, econômica e histórica”, destaca o deputado Guto Silva.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.