Campi da UFPR se espalham pelo interior paranaense

Campi da UFPR se espalham pelo interior paranaense
Campi de Jandaia do Sul – foto de Macos Solivan

(Texto da UFPR)

A Universidade Federal do Paraná, mais antiga universidade do Brasil, demonstra sua importância e excelência através dos cursos de graduação, especialização mestrado e doutorado, que são norteados pelo princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

Além dos Campi em Curitiba, a UFPR está presente no interior e no litoral do Estado, tendo papel ativo no desenvolvimento socioeconômico e na qualidade de vida do paranaense, por meio do acesso à educação superior e das atividades desempenhadas pela comunidade acadêmica em prol da sociedade do Paraná e do Brasil.

Os Campi Avançados estão presentes nas seguintes cidades: Matinhos, Pontal do Paraná, Jandaia do Sul, Palotina, Toledo e Terra Roxa, ofertando aproximadamente 1870 vagas em 33 cursos de graduação.

O Setor da UFPR no interior do estado, em Palotina, completa 30 anos no ano de 2023. Conta com 8 cursos de graduação, 8 cursos de pós-graduação, diversos projetos de pesquisa e extensão, e mais de 2.300 profissionais inseridos no mercado de trabalho. Além disso, possui um grupo de docentes, técnicos e terceirizados de excelência.

Ao longo desses anos, o Setor Palotina passou por diversos desafios que fazem parte do cenário das grandes instituições de ensino superior. Deste modo, a comemoração dos 30 anos reforça que o projeto inicial sonhado em 1992, implementado em 1993 e que hoje é realidade, segue em construção. O comprometimento institucional continua com a formação de qualidade permanece, se fortifica e ousa ir além.

No dia 21 de março, a Universidade Federal do Paraná – UFPR Toledo completou 07 anos. A inauguração do campus foi em 2016.

O compromisso da Reitoria de interiorizar e ampliar cada vez mais o papel da UFPR no desenvolvimento sócioeconômico do Estado atingiu mais uma importante etapa, com o curso de Medicina no Campus Toledo. Reivindicação antiga do Oeste e Sudoeste do Estado, o curso possui um padrão de qualidade elevado que faz da UFPR uma das maiores e mais importantes universidades públicas do País.

Na próxima semana, o campus dá início às atividades de celebração do aniversário, com programação diversificada. Acompanhe também pela página oficial da UFPR.

O município de Jandaia do Sul está localizado na mesorregião Norte Central Paranaense, a 384 quilômetros da capital Curitiba. Possui população de pouco mais de 20 mil habitantes, mas a criação do campus na cidade deve atender dois milhões de habitantes dos 28 municípios que compõem o Vale do Ivaí.

O Campus Avançado de Jandaia do Sul foi implantado em fevereiro de 2014 e, num esforço da Administração Central eCampi da UFPR se espalham pelo interior paranaense da Comissão de Implantação do Campus, funciona provisoriamente no prédio da FAFIJAN, até que o Campus da UFPR seja construído no terreno doado pela Prefeitura de Jandaia do Sul.

Atualmente, oferta anualmente 250 vagas divididas em cinco cursos de graduação: Engenharia Agrícola (50), Engenharia de Alimentos (50), Engenharia de Produção (50), Licenciatura em Ciências Exatas (50) e Licenciatura em Computação (50). Os primeiros ingressos na universidade foram através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). No entanto a partir de 2014 o campus também passou a oferecer o vestibular como meio de ingresso.

O Campus Avançado de Jandaia do Sul conta, hoje, com aproximadamente 500 alunos, 34 professores e 34 servidores técnico-administrativos.

Unidade de Terra Roxa (foto Arquivo Polo EaD)
Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.