Campina da Lagoa: 64 anos de intenso desenvolvimento

Campina da Lagoa: 64 anos de intenso desenvolvimento
A bonita cidade – DIVULGAÇÃO

(da Redação)

Quando se aproxima a data comemorativa de 64 anos de emancipação de Campina da Lagoa, dia 4 de novembro, difícil é imaginar os dias de extrema coragem dos pioneiros Joaquim Carula e Salvador Ananias. No dia 5 de dezembro de 1940 eles partiram de Campo Mourão à procura de um lugar chamado Campina Vitoriana.

Sete dias depois da partida, ou mais precisamente, no dia 12 de dezembro, eles conseguiram chegar até Mamborê, depois de inúmeros incidentes e aventuras. Os dois amigos tinham intenção de prosseguir viagem, mas não encontraram naquela região alimentos e munições que esperavam encontrar e a falta dos mesmos impossibilitou de concretizarem seus planos. Devido a essas privações, e não havendo possibilidades de se abastecerem por ali, tiveram que retornar a Campo Mourão para adquirirem os alimentos e ferramentas que necessitavam. Dias depois os dois pioneiros, retornaram a Mamborê, e dali até o local denominado “Gavião”, a partir de onde tiveram que iniciar a árdua tarefa de abrir caminho a facão e foice em plena mata virgem e fechada.

Hoje, cidade bonita, Campina da Lagoa chega, como se disse, aos 64 anos de emancipação. O município foi emancipado de Campo Mourão, tem uma área territorial de 799 km2 e está a 582 metros de altitude. É sede de Comarca.

Conforme dados do Ipardes, planta soja em 36.100 hectares, milho em 20.3400, trigo em 7.000, além de aveia, feijão, mandioca, banana. A produção leiteira é importante.

Atrações

A Casa da Cultura Lili Bauer Luersen é o berço da cultura de Campina da Lagoa, pois dissemina a cultura local, as reproduções e as manifestações artísticas dos agentes culturais, através de apresentações de música, dança, teatro, festivais, concursos com premiações, além de seminários, simpósios, congressos, palestras e reuniões.

Recentemente, o Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), entregou as obras do Parque Natural Municipal Lagoa Nova, em Campina da Lagoa. Construído em torno do lago no interior do município, em um espaço de 21.188,92 metros quadrados, o complexo conta com pista de caminhada, playground, academia ao ar Livre e sanitários.

O Museu Padre Vendelino Müller reproduz a primeira igreja da cidade. Em seu interior, estão várias peças históricas (imagens, livros, bíblia, etc) que foram doadas por fiéis das comunidades rurais.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.