Campo do Tenente chega aos 61 anos

Campo do Tenente chega aos 61 anos
Foto – DIVULGAÇÃO

(da Redação)

Campo do Tenente comemora 61 anos de emancipação no dia 29 de outubro. Os festejos começaram no dia 24 com a Semana Cultural e com a cerimônia “Todas as formas de adorar a Deus” no Parque de Eventos Otávio de Ávila, reunindo membros de diversas igrejas do município.

A programação prosseguiu no dia 25 com Dança e Arte, Linguagens da Alma – b allet infantil, música polonesa, teatro – Local: Braspol.

Durante toda a semana acontecerá diversas apresentações, confira a programação:

No dia 26, BANQUINHO E UM VIOLÃO, PARA ACALMAR O CORAÇÃO. (Participação especial do cantor e compositor Servilho Roque, cantores de bar da cidade). Braspol.

No dia 27, teremos o II CAMPO FEST. (Festival de dança com os alunos da rede municipal de ensino com participação especial do grupo PEQUENOS ARTEIROS). Pátio da Igreja Matriz.

No dia 28, SOU TROPEIRO E ADORO ESSA VIDA (Participação especial de Raquel Ferrari. Homenagem as famílias de tropeiros da cidade. Show com gaiteiros locais). Parque de Eventos Otávio de Àvila.

APRENDIZ DE TROPEIRO

Aprender e valorizar a história do seu lugar: este é o objetivo do Programa Educacional – Didático Pedagógico – Aprendiz de Tropeiro. Entre os séculos XVIII e XIX, os tropeiros se tornaram responsáveis pelo comércio e transporte de animais e mercadorias por todo território que passavam. Os locais onde eles paravam acabaram virando freguesias, vilas e cidades, com fortes heranças culturais que foram espalhadas, principalmente, no trajeto que ia do Rio Grande do Sul até São Paulo, tendo a cidade de Campo do Tenente como uma das principais paradas, por estar no meio do caminho e ter condições de pasto e água para os animais, Muares e bovinos (sendo que esses foram comercializados nos mesmos moldes até meados do século XX).

Esse projeto foi lançado oficialmente no segundo fórum de secretários municipais. Os alunos da rede municipal de ensino terão aulas dentro e fora das escolas para vivenciar a experiência que os viajantes que tangiam tropas sentiam em suas longas jornadas e como suas paradas se davam em Campo do Tenente e região.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.