Campus de Cascavel da Unioeste comemora 50 anos de fundação

Campus de Cascavel da Unioeste comemora 50 anos de fundação
FOTO – DIVULGAÇÃO

(UNIOESTE)

Muita emoção e sentimento de gratidão foi o que marcou a celebração dos 50 anos do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná iniciada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fecivel) em 1972.

Reunindo toda comunidade acadêmica, ex-diretores, acadêmicos e docentes a noite foi histórica e os presentes puderam conhecer a trajetória de lutas e de conquistas que os pioneiros do ensino superior na região de Cascavel travaram ao sonhar hoje a tão grandiosa e respeitada Unioeste.

O reitor da Universidade, professor Alexandre Webber, falou do privilégio de comemorar essa data ao lado dos fundadores da Fecivel. “Estou aqui para agradecer aos que lutaram pela implantação do ensino superior em Cascavel. Me formei e fiz minha carreira na Unioeste, primeiro como aluno, depois como professor, coordenador, diretor e hoje reitor. Essa trajetória aqui dentro sempre foi de lutas e batalhas”.

Alexandre ainda reforçou o papel das universidades públicas: “tem que haver uma coerência pois, num País tão desigual isto é fundamental para o desenvolvimento da nação e o que seria da nossa região se vocês não tivessem sonhado com essa universidade? Todos foram fundamentais nessa trajetória de conquista da Universidade. Insisto que a Universidade Pública tem um papel, não apenas de formação, mas também da transformação da sociedade. É um dia de comemorar e agradecer a todos que batalharam pela nossa Universidade que só cresceu e se desenvolve. É impossível fazer um País melhor e menos desigual sem uma educação pública de qualidade e gratuita que é fundamental para equalizar a condição social. Vamos sempre lutar por uma Universidade pública, gratuita e de qualidade”.

O diretor geral do Campus, professor Aníbal Mantovani Diniz, fez um agradecimento a todos que se envolveram e se engajaram na causa de implantar a primeira universidade de ensino superior na região. “Presto homenagens aos visionários, sonhadores e lutadores. A educação do nosso povo sempre foi e será a salvação da nação. É com ela que alcançamos a cidadania e uma vida digna para todos, e aqui fazemos isso. Vivenciei a construção dos prédios, a implantação dos cursos e, portanto, é uma missão nossa continuar esse trabalho. Tenho orgulho da mudança e da adaptação da minha carreira que hoje resultou na minha permanência no Campus. Continuo sonhando como nossos pioneiros e trabalhando no ensino de graduação fazendo ciência através da pesquisa e dos nossos cursos. É uma felicidade compartilhar desse sonho que sempre nos impulsionará para o futuro pensado para as pessoas e que venham os desafios as dificuldades, nos adaptaremos e seremos sempre gigantes com apoio de todos”.

O superintendente da Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Aldo Bona, comentou que quando a Fecivel nasceu Cascavel deveria ter cerca de 90 mil habitantes e que, certamente, a existência do ensino superior tem contribuição relevante para o crescimento da cidade, que hoje tem mais de 300 mil habitantes. “ 50 anos para uma Universidade, significa que ela acabou de nascer. Parabéns à Unioeste e sua comunidade acadêmica do passado, presente e futuro. Que consigamos construir essa trajetória e que ela consiga ser milenar porque é com ciência, tecnologia e soberania na produção do conhecimento que vamos conseguir alcançar o nível máximo no País”.

O prefeito de Cascavel que também prestigiou a celebração dos 50 anos, Leonaldo Paranhos disse não conseguir imaginar a cidade sem a Unioeste. “Foi muito significativa decisão de um grupo pequeno lutar pela Universidade. Quantas pessoas hoje que são empresários, médicos, professores, mestres, doutores porque por aqui passaram. A Unioeste mudou a realidade da vida das pessoas. Foram tantos anos de luta e valeu a pena”.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.