Capital do Kiwi promove em maio a 23ª. Kiwifest

Com os tradicionais lambrequins, o Chalé do Produtor

Por causa do clima temperado (frio acentuado no Inverno), o município de Mallet, perto de Irati e União da Vitória, é o maior produtor de kiwi do Estado e um dos maiores do sul. Desde 2015 é, oficialmente, a “Capital do Kiwi” do Paraná, graças a projeto de lei 18.560, de 15 de setembro, de autoria do deputado Rasca Rodrigues. Todos os anos, no mês de Maio, o município promove a Kiwifest, que neste ano atingirá a 23ª. realização, sempre com prêmio ao melhor fruto, exposição, carreta do chope, costelada no Fogo de Chão, café colonial, shows musicais, celebração da Santa Missa.

Mallet tem a maior área cultivada do fruto no Paraná e a maior produção. Cerca de 50 hectares são ocupados no município pelo cultivo e são 40 kiwicultores. A cultura se adaptou bem na região, pois precisa de frio para se desenvolver. Mas além do kiwi, outras frutas de clima frio são expressivas em Mallet: caqui, maçã, pêssego, nectarina, tangerina, uva,melancia, melão.

Para estimular os agricultores, a Prefeitura mantem na cidade o Chalé do Produtor, que funciona de 2ª. a 6ª das 8 às 17 hs e aos sábados e domingos das 8h30 às 16h30.

A maior parte da população malletense é de origem polonesa.

Indústria, águas hidrominerais

Mallet sedia uma das mais importantes indústrias de papel higiênico, toalhas e guardanapos de papel. Trata-se da Sepac, que inaugurou recentemente novos e modernos equipamentos. Saem dali os produtos com as marcas Duetto e Paloma.

Está no município também, atraindo milhares de turistas, o Hotel Fazenda Hidromineral Dorizzon, com águas sulfurosas. O complexo é formado por piscinas, parque infantil, restaurante, rio para pesca.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.