Carnaval e outras atrações embalam os 82 anos de Cornélio Procópio
Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, dentro dos festejos comemorativos dos 82 anos de emancipação de Cornélio Procópio, o Carnaval vai correr solto na cidade. Haverá o tradicional Trio Elétrico “Canibal”, desfiles de blocos e suas marchinhas tradicionais e ainda uma banda liderada pela cantora Michelle Reich. De acordo com o prefeito Amin Hannouche, o Trio Elétrico deverá iniciar o carnaval de rua a partir das 22 horas, do dia 21, uma sexta-feira, com encerramento previsto para o dia 25, saindo das proximidades da Lojas Americanas até a Praça Brasil no centro da cidade.
A programação dos 82 anos é extensa. Até o dia 9 de fevereiro, realiza-se o campeonato de sinuca no Centro de Eventos. Neste dia 8, às 18 hs, em Congonhas, será celebrada Missa em Ação de Graças e realizada mais uma Feira da Lua, com bolos e brincadeiras. No dia 13, acontecerá o Jogo das Estrelad no Campo da vila às 20 hs. No dia 14, às 19 hs, solenidade de entrega de medalhas a personalidades procopenses na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.
No dia 15, às 8h30, solenidade cívica com apresentações, na Prefeitura. Depois, as 17 hs. haverá a 43ª. Prova Pedestre XV de Novembro e Quinzinha, na Av. XV de Novembro. Já no dia 16, teremos às 8 hs Corrida Maluca (carrinhos de rolimã) no Calçadão, as 15h30 final da Copa Osvaldo Bernardes no campo da Vila, às 18 hs Missa de ação de Graças no Cristo Redentor. Às 19 hs bolo dos 82 anos .
E, de 21 a 23, um dos melhores carnavais paranaenses!
Produção
Cornélio Procópio foi emancipada de Bandeirantes em 15 de fevereiro de 1938. Tem uma área territorial de 638 km2 e produz soja em 27.800 hectares, milho em 13.500, trigo em 8.800, cana-de-aç-ucar em 2.470 e café em 1.078, além de laranja, banana e outras culturas. As maiores criações são de galináceos e bovinos. A produção leiteira é expressiva.
O parque industrial é importante, sediando, por exemplo, a Cia. Iguaçu de Café Solúvel, a Comtrafo Transformadores, a Eletrotrafo Eletricidade, além de unidades alimentícias, madeireiras, moveleiras, de calçados, mármores.
Atrações
O comércio forte, com influência regional, é atração procopense. No alto da cidade, está o Terminal Turístico Cristo Rei, de onde se descortina uma bela vista panorâmica. Está ali a maior está tua de bronze da América Latina (Cristo Redentor), implantada em 1958, com 24 metros de altura. No entorno, praça, bancos, jardins, iluminação Led, lanchonetes, pista de skate, estacionamento.
Outra atração é o Parque Estadual Mata São Francisco, com áreas em Cornélio (27%) e Santa Mariana (73%). Criado em 1994, com 814 hectares, é um dos poucos remanescentes da Mata Atlântica. Tem lago artificial, trilha de 1.650 metros.
No centro, está a Catedral Cristo Rei, construída em 1948, em estilo neo romântico e influências bizantinas.
Tem ainda o Museu Mozart de Oliveira Vallim.