Casa da Memória da Lapa e a beleza da Casa dos Cavalinhos
(da Redação)
Bonita atração da Lapa, a Casa da Memória está abrigada na simpática Casa dos Cavalinhos desde agosto de 1992. Transformada em Museu, preserva e exibe aspectos históricos importantes da cidade, como objetos, fotos e documentos. Está ali, por exemplo, a Carta Seismaria, de 1768, considerada a certidão de nascimento do município. Outros atrativos são os objetos raros, como uma antiga máquina de calcular do século XIX e o acervo de livros da Associação Literária Lapeana.
A Casa dos Cavalinhos foi construída em 1888. A casa ganhou seu nome devido aos cavalos alados esculpidos em sua fachada, uma peculiaridade que remonta à lenda associada ao seu primeiro morador. Diz-se que, após um sonho com cavalos alados, ele apostou na loteria imperial e teve a sorte de ganhar o prêmio máximo. Com o dinheiro, ele construiu a casa, incorporando esses cavalos alados como um elemento decorativo e simbólico.
A Casa da Memória funciona de 3ª. a domingo das 9 às 12 hs e das 13 às 17 hs. Na segunda-feira, fica fechada para limpeza e manutenção. A taxa de visitação é de R$ 10,00.