Castro, de formidáveis produções, comemora 316 anos de fundação

Castro, de formidáveis produções, comemora 316 anos de fundação
A igreja matriz de Sant´Ana (aos fundos o Parque Lacustre), o Moinho de Vento, o Morro do Cristo, a sede da fazenda Capão Alto

Maior produtor brasileiro de leite, com importantes indústrias de laticínios e carnes (além de outras de variadas produções), Castro comemora 316 anos de fundação com uma extensa programação elaborada pela Prefeitura. A começar, teremos a 3ª. Festa de Peão de Boiadeiro no Parque de Exposições Dario Macedo, de 19 a 22 de março. Haverá ali Praça de Alimentação, Parque de Diversões, rodeios e as presenças bonitas e simpáticas da Rainha e Princesas, bem como da Garota Country. Os shows nacionais serão de tirar o fôlego: Mato Grosso & Mathias no dia 19, Jorge & Mateus dia 20, Diego & Vitor Hugo dia 21, Humberto & Ronaldo dia 22. Entidades beneficentes estarão arrecadando 1 quilo de alimentos.

Cidade histórica (já foi capital do Paraná), turística, Castro, além de maior produtor nacional de leite (junto com Carambeí, seu ex-distrito, produzem 11% de toda a produção paranaense), tem na agropecuária excepcionais índices. Conforme o Ipardes, na área territorial de 2.526 km2, o município produz aveia em 2.000 hectares, cevada em 2.150, batata inglesa em 2.010, feijão em 15.100, milhol em 8.200, soja em 78.400, trigo em 15.000, laranja e tangerina em 48. As criações de galináceos, bovinos, suínos, ovinos e codornas são muito expressivas. E além do leite, já citado, destacam-se ovos de galinha e ovos de codorna.

Estão em Castro importantes cooperativas, como a Castrolanda Cooperativa Agroindustrial e a Frísia Cooperativa Agroindustrial. Encontra-se ali também uma importantíssima instituição, que é a Fundação ABC, instituto sem fins lucrativos que realiza pesquisa aplicada para desenvolver e adaptar tecnologias para o agronegócio aos mais de 5 mil produtores rurais filiados das cooperativas Frísia, Castrolanda, Capal (da vizinha Arapoti), além dos agricultores contribuintes como os da Coopagrícola (Ponta Grossa) e do Grupo BWJ (de Formosa, GO).

A Frísia (holding Unium) é uma integração entre 3 cooperativas, que são a própria Frísia, a Capal e a Castrolanda. Dessa intercooperação saem sementes (marca Batavo), rações (idem), produtos lácteos (leites, leite condensado, leite em pó, creme de leite) e mais de 60 opções de carnes suínas (Alegra Foods) – cerca de 5 milhões de quilos de alimentos por mês em uma das mais modernas plantas industriais do mundo.

Dentro de alguns dias, a Frísia estará inaugurando em Castro moderna usina produtora de energia e biogás, com o aproveitamento de fezes animais. Sairá dali 1 megawatt/hora de energia elétrica, além de 350 m3/hora de biometano e 550 m3/hora de biogás.

No Parque de Exposições da Castrolanda, são realizadas anualmente importantes feiras e seminários, como a Expo Frísia, Show Tecnológico e Digital Agro.

Turismo

Texto do Central Palace Hotel

Castro é uma cidade histórica paranaense localizada a 159 km da capital Curitiba, em uma região conhecida como Campos Gerais. Foi elevada à categoria de cidade em 1857, a primeira a ser instituída pelo recém-criado estado do Paraná, quatro anos após sua independência. Por esse motivo, é conhecida pelo prestigioso título de “cidade mãe do Paraná”.

Muito antes, porém, Castro já havia sido um importante ponto de parada para os tropeiros, viajantes que transportavam mercadorias em mulas e cavalos do Rio Grande do Sul a São Paulo. Pela enorme influência no surgimento e desenvolvimento da cidade, o tropeirismo acabou inspirando muitas atrações turísticas, como a Fazenda Capão Alto e o Museu do Tropeiro, o primeiro do país dedicado ao tema. Da mesma época, também vale conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora de Sant’Ana, que foi fundada em 1774 e é o marco zero da cidade.

A cidade também foi capital do Paraná por três meses, em 1894, durante a guerra civil federalista, que teve início no Rio Grande do Sul e avançou por estados vizinhos. Quando tropas entraram em confronto na região de Curitiba, decidiu-se pela mudança da capital para Castro, cidade-natal do então governador paranaense, Francisco Xavier da Silva, e de seu vice, Vicente Machado.

Atualmente, Castro é conhecida como a “Capital Nacional do Leite”, título oficializado pelo Senado Federal no fim de 2016. O título é merecido: há alguns anos, a cidade ocupa a liderança do ranking de municípios brasileiros que mais produzem leite no país. Somente em 2016, a cidade produziu sozinha quase 240 milhões de litros de leite, segundo dados do IBGE. A região também é sede de grandes indústrias leiteiras, como a Cooperativa Castrolanda.

Além disso, a região também tem belezas naturais únicas. Uma delas é o Canyon Guartelá, o mais longo cânion do país em extensão e o sexto do mundo, que se encontra entre as cidades de Castro e Tibagi. Dentro dele se encontra o Parque Estadual do Guartelá, composto por cachoeiras e trilhas cercadas de fauna e flora diversificada.

Atrações

São atrações que valem a pena ser conhecidas.

PARQUE LACUSTRE

Localizado na região central da cidade, o Parque Lacustre é ideal para quem gosta de fazer esporte ao ar livre, passear ou simplesmente admirar a natureza abundante.

MUSEU DO TROPEIRO

O museu fica no mais antigo casarão da cidade e foi restaurado recentemente. Suas principais exposições abordam a rotina de trabalho dos tropeiros e o ambiente doméstico e familiar da região nos séculos XIX e XX;-

FAZENDA CAPÃO ALTO

A Fazenda Capão Alto era utilizada por tropeiros como local de descanso. Aberto para visitação, o complexo conta com as ruínas de uma capela de taipa de pilão, que data de 1740; um casarão colonial de 1858, entre outras construções históricas. Localiza-se pouco após o distrito de Castrolanda.

CANYON GUARTELÁ

É o maior cânion brasileiro em extensão e o sexto maior do mundo. Com flora e fauna diversificada, é um ótimo lugar para fazer trilhas, praticar rafting ou apenas apreciar a vista do mirante, de tirar o fôlego. Fica localizado entre Castro e Tibagi.

CENTRO CULTURAL CASTROLANDA

É composto pelo Moinho “De Immigrant”, construído em 2001 para comemorar o cinquentenário da imigração holandesa na região; e pelo Museu Histórico, que possui formato de uma casa de fazenda típica da região norte da Holanda. Situa-se no centro de Castrolanda, distrito de Castro.

PRAÇA JOÃO GUALBERTO

Ponto de encontro dos Castrenses, a arborizada praça possui mastro na sua área central para hasteamento de bandeira, sendo local constante de eventos cívicos. Possui feira gastronômica às tardes.

PRAÇA MANOEL RIBAS + TEATRO BENTO MOSSURUNGA

A praça se destaca pela posição central e pelo paisagismo, em especial pela presença das araucárias, árvores típicas do Paraná. Ao seu redor, estão o restaurado Teatro Bento Mossurunga e o prédio do antigo Cine Plaza, hoje um estabelecimento comercial

CASA DA CULTURA EMÍLIA ERICHSEN

Em 1862, nesta mesma casa, a professora Emilia Erichsen fundou aquele que seria o primeiro “jardim de infância” do país, onde adotava métodos inspirados nas ideias do educador alemão Friedrich Froebel, inventor deste modelo de ensino.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Inaugurada em 1899, foi construída em alvenaria de tijolos sobre embasamento de pedras. Hoje desativada, a construção é considerada patrimônio cultural do Paraná e desde 2016 abriga a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo do município. Fica ao lado do Parque Lacustre.

CASA DE SINHARA

O museu ocupa um casarão de taipa de 1790 e homenageia as mulheres castrenses dos séculos XIX e XX – as “sinharas”, variação arcaica de “senhoras”. Atualmente, o prédio passa por reformas e a exposição migrou para local anexo ao Museu do Tropeiro.

CASA DA PRAÇA

O casarão data de 1870 e sua arquitetura passou por inúmeros processos de intervenção, perdendo muitas de suas características originais. Costuma receber obras de artistas locais e regionais, lançamentos de livros e outros eventos. IGREJA NOSSA SENHORA DE SANT’ANA

IGREJA NOSSA SENHORA DE SANT’ANA – Castro PR

Fundada em 1774, a igreja ainda preserva alguns lustres de cristal doados por D. Pedro II e um sino de bronze que foi rachado em comemoração ao final da II Guerra Mundial. Fica próximo ao Museu do Tropeiro e da praça Manoel Ribas.

MORRO DO CRISTO

É um dos pontos mais altos da cidade, ideal para quem quer ver Castro do alto. Neste sentido, destaca-se a ótima vista do Parque Lacustre, que fica próximo. No topo, há uma estátua do Cristo Redentor e um restaurante.

COLÔNIA CASTROLANDA

    A Cooperativa Castrolanda desempenha um papel central no processo de crescimento. A combinação dos fatores fé, educação e cooperação são elementos decisivos no crescimento econômico e na elevação da qualidade de vida da Colônia.

    Moinho Castrolanda

    A infraestutura da colônia atravessa décadas e os moradores mantém rica a cultura nas suas casas, jardins, avenidas e no imponente Moinho, o Memorial da Imigração Holandesa, elemento principal da memória dos imigrantes.

Parque de Exposições

Está na Colônia Castrolanda, também, o Parque de Exposições e a “Cidade Holandesa” (reprodução de moradias típicas holandesas). Uma visita indispensável.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.