Chopinzinho tem jazida de ametista

(da Redação)
Chopinzinho possui uma importante jazida de ametista. O município possui outros recursos minerais, como cristal, ágata e citrino. Por isso, a cidade é considerada a “Capital das Pedras” do Paraná. O Estado maior produtor de ametista é o Rio Grande do Sul, onde, em Ametista do Sul, não são raros geodos com mais de 2 metros de altura.
A ametista foi usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e era amplamente empregada na antiguidade por entalhadores. Contas de ametista foram encontradas em túmulos anglo-saxônicos na Inglaterra.
Até o século XVIII a ametista foi a principal pedra preciosa (sendo até esse momento a Rainha das Pedras Preciosas) até mesmo ao nível do diamante. Contudo a descoberta de abundantes jazidas no Brasil fez com que se tornasse uma pedra preciosa de médio valor.
História
O atual município de Chopinzinho foi a Colônia Militar do Chopim, criada por ordem do imperador D. Pedro II em 16 de novembro de 1859, pelo decreto n.º 2.502, com o objetivo principal de defender a região sudoeste do Paraná da Argentina, que reivindicava essas terras.