Cicloturismo: faz bem ao corpo, ao espírito, à Economia

Cicloturismo: faz bem ao corpo, ao espírito, à Economia
Foto – divulgação

(da Redação)

O Cicloturismo é uma modalidade de turismo que mais cresce em todo o mundo. No Paraná e em Santa Catarina não é diferente. Conhecer cidades, bairros, monumentos, belezas naturais e muito mais, em cima de uma bicicleta, é emocionante e faz bem ao físico e ao espírito.

São muitas as pessoas e empresas que se dedicam ao setor. No Paraná e em Santa Catarina, existem diversos roteiros que são procurados – e cada vez mais.

Só para citar alguns exemplos: Estrada da Graciosa (60 km entre Quatro Barras a Morretes), Vale Europeu (pelo Vale do Itajaí), Campos Gerais (Ponta Grossa, Palmeira), Parque Nacional do Iguaçu, Joiville e Região, Planalto Norte Catarinense (Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho, São Bento do Sul), Londrina-Maringá, Rota do Rosário, Rota de São Miguel Arcanjo.

Existe no Brasil a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas -, com uma política pública oficialmente instituída pelos Ministérios do Meio Ambiente – MMA -, do Turismo – MTUR – e do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade – ICMBio. Foi fundada a Associação da Rede Brasileira de Trilhas, que representa as dezenas de projetos de TLC espalhadas pelo Brasil e investe em novos projetos e na consolidação da Rede, envolvendo estados, municípios, voluntários e proprietários privados de terras em todas as regiões do Brasil, apoiando o Governo na Gestão das Trilhas Brasileiras.

Em novembro, de 14 a 17 de novembro, será realizado o 3º Congresso Brasileiro de Trilhas e o 2º Seminário Técnico-Científico, tendo por local o Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Passeio Ciclístico em Santa Helena

Vai acontecer no próximo dia 3 de agosto o Passeio Ciclístico de Santa Helena. No total, serão mil ciclistas, com duas opções de trajeto: 15km (a partir de 12 anos) ou 25km (a partir de 16 anos). A largada será no Balneário de Santa Helena. Por se tratar de um passeio e não de uma competição, todos ganharão medalha de participação e camiseta. Esse é o primeiro de uma série de passeios comemorativos aos 40 anos das áreas protegidas da Itaipu. Os outros passeios ciclísticos que estão previstos para os próximos meses acontecem no Refúgio Bela Vista, em setembro e no Maracaju, em outubro.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.