Cogemate: ações para desenvolver a cadeia produtiva da erva-mate

(da Redação)
Há 5 anos (foi criado no dia 25 de abril de 2019) o Cogemate – Conselho Gestor da Erva-mate do Vale do Iguaçu – tem a missão de organizar a cadeia produtiva da erva-mate do Vale do Iguaçu em políticas públicas, inovação, pesquisas, cultura, turismo e desenvolvimento.
O objetivo é tornar a maior região produtora do estado em referência em toda cadeia produtiva do Brasil. A região da AMSULPAR (associação dos municípios sul paranaense) tem 62,5% da produção do estado. E o Paraná lidera a produção nacional com 55% do total produzido em folhas.
A região Sul do Paraná detentora da maior produção do estado é representada por mais de 100 mil pessoas ligadas diretamente a cadeia produtiva da erva-mate (ilex paraguarienses).
Amsulpar e Amcespar
Em março foi decidida a união entre as associações da Amsulpar – Associação dos Municípios Sul Paranaense e Amcespar – Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná – nas ações da Cogemate.
Atualmente, a COGEMATE abrange os municípios que compõem a AMSULPAR (Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória. A iniciativa visa incluir no Cogemate outros 10 municípios, os quais compõem a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), sendo Teixeira Soares, Rio Azul, Rebouças, Prudentópolis, Mallet, Irati, Imbituva, Inácio Martins, Guaramiranga e Fernandes Pinheiro.
Projeto VRS LAB + MATE
No dia 29 de julho, nas dependências do Senac em União da Vitória o Cogemate realizou reunião técnica onde membros da INVEST PARANÁ, Bruno Banzato e Marcella Nicastro apresentaram o projeto VRS LAB + MATE, que visa realizar análises e fornecer um plano de ação para impulsionar as atividades locais e preservar a riqueza cultural e ambiental das comunidades. A reunião definiu grupo de trabalho “fórum permanente” para auxiliar incubadoras, inovações, programas em a cadeia produtiva da erva-mate no desenvolvimento regional.