Começam em janeiro as obras da maior fábrica de queijos do Brasil

(da Redação)
Está acertado: o início da construção da maior fábrica de queijos do Brasil, pela empresa Piracanjuba, em São Jorge D´Oeste, será em janeiro de 2023. Há poucos dias a prefeita Leila Aparecida da Rocha, acompanhada do deputado eleito Luis Corti e da vereadora Nilvete Machado, estiveram visitando a empresa e isso ficou acordado. Luis Corti assumiu o compromisso de agenda com o Governo do Estado para a solenidade de início das obras e gestão junto à Copel para aumento de disponibilidade de potência de energia elétrica para a futura indústria.
A Piracanjuba vai investir cerca de R$ 80 milhões na fábrica, com a geração de cerca de 250 postos de trabalho e previsão de funcionamento a partir do segundo semestre de 2025.
Na primeira etapa, a unidade irá produzir muçarela e manteiga. Na segunda, o local terá, ainda, um complexo industrial para secagem de soro, que servirá de insumo para outras produções, e uma fábrica de leite longa vida (UHT).
Excelência
Destaque-se que o sudoeste do Paraná é importante pólo de produção de leite e produtos derivados. Há poucos dias, realizou-se em Pato Branco o evento Inova Queijo, que teve as participações de 350 produtores de leite e queijeiros da agricultura familiar. Contando com o apoio do Governo do Paraná, busca-se formas para conseguir a excelência de qualidade do queijo paranaense, desde a produção do leite até o consumidor final. Na ocasião, a família de Edilson e Maristela Gaio receberam o Certificado de Propriedade de Tuberculose e Brucelose.
“O nosso queijo está sendo mostrado e premiado em concursos locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Isso mostra que a gente já evoluiu bastante, mas dá para inovar muito ainda”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
Na região sudoeste há aproximadamente 100 queijarias artesanais. Dessas, 18 fazem parte da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná (Aprosud), criada há três anos.