Cooperados da Copacol visitam as obras do maior frigorífico de suínos da América

(COPACOL)
Programada para ser a maior unidade industrial de suínos da América Latina, a nova estrutura da Frimesa em Assis Chateaubriand recebeu a visita de cooperados da Copacol participantes do Programa Conecta Suínos. Além do plano de abate que deve chegar a 15 mil suínos por dia, os produtores verificaram de perto a instalação dos modernos equipamentos – tecnologia holandesa – e como se dará o processo de recebimento dos animais, até a expedição dos produtos. “É um desafio gigante a operação da planta industrial. De 2017 até agora dá um grande orgulho observar o desenvolvimento do projeto: 148 mil metros quadrados de área construída, R$ 1,2 bilhão investidos. Além de abater e industrializar há outro processo importante e desafiador: a comercialização com rentabilidade para manter todo o processo de produção”, explica o gerente de suprimentos carnes Frimesa, Valdecir Luiz Mauerwerk, que acompanhou a visitação à nova estrutura que inicia a operação em dezembro, com abate de 3.750 suínos/dia – no fim de 2023 serão sete mil suínos/dia.
Os 355,9 mil suínos produzidos anualmente pelos 146 cooperados da Copacol são entregues à Central Frimesa – a partir da ampliação da estrutura industrial a entrega passa a 625 mil por ano para atender a demanda. O Programa Conecta visa demonstrar aos produtores como funcionam todos os processos de produção e incentivar a sucessão familiar dentro das propriedades. “Estou aprendendo ainda como funciona a integração da suinocultura. Participar do Programa Conecta é uma oportunidade para conhecer ainda mais a atividade que faz parte da renda da minha família. Conhecer a nova estrutura da Frimesa foi uma oportunidade”, afirma Alana dos Santos, filha de cooperado da Copacol, participante do Programa Conecta.
A Central Frimesa é mantida pela união de cinco cooperativas: Copacol. Copagril, C.Vale, Lar e Primato. Aos 45 anos de existência, a empresa se tornou o porto-seguro para suinocultores integrados, como o Nilton José Schmitt, que iniciou de maneira pioneira na atividade na região Oeste do Paraná. “É impressionante ver essa estrutura e saber que fazemos parte disso tudo. Tenho muito orgulho de ser Copacol e ver meus produtos chegando até a Frimesa, uma empresa reconhecida em todo o Brasil”, afirma Nilton.
CONECTA SUÍNOS
Unir conhecimento com experiência: essa é a estratégia do Programa Conecta, que visa a permanência das futuras gerações no campo. A Copacol mantém turmas nas diferentes atividades para incentivar a sucessão familiar. Os cursos estão em andamento para apresentar novidades em manejo e orientar sobre normativas de biosseguridade e bem-estar animal. “Dessa maneira integramos os jovens ao processo produtivo desde cedo. As novas gerações têm a oportunidade de conhecer de maneira aprofundada como ocorre o ciclo da integração, incentivando o desenvolvimento da fonte de renda. Com conhecimento, os filhos e netos de cooperados enxergam a suinocultura como uma atividade atrativa e rentável”, afirma Leonardo Dornelles da Rocha, gerente Suínos e Leite da Copacol.