Coronel Manoel Leite, nome de praça e de grande figura humana
(da Redação, com apoio da História)
Uma bonita praça pública, bem conservada, na frente da igreja matriz do Senhor Bom Jesus, é cartão-postal de Carlópolis, o maior produtor de goiaba do Brasil.
O logradouro chama-se Coronel Manoel Leite. Quem foi ele? A História nos transmite que ele era um homem de posses, mas de bom coração, tendo ajudado a muitas pessoas no tempo em que Carlópolis era um simples patrimônio pertencente a São José da Boa Vista conhecido com o nome de Jaboticabal.
Uma de suas realizações, naquele tempo, ano de 1901, foi montar e manter uma banda de música, que alegrava o povo.
Em 1907, conta a História, Jaboticabal apresentava grande progresso, com um comércio bem movimentado, algumas indústrias (ferrarias, funilarias, ourivesarias, alambiques de aguardente de cana). A cafeicultura se alastrava pelos morros.
Foi nesse ano que o município foi criado, ainda com o nome de Jaboticabal. Pela Lei Estadual 1943, de 20 de março de 1920, o nome Carlópolis, dado pela Câmara Municipal, foi ratificado oficialmente.
Para homenagear o tenente-coronel Carlos Cavalcanti de Albuquerque, na época exercendo o cargo de Presidente do Estado do Paraná.