Cruz Machado é o maior produtor de erva-mate do Brasil e do mundo

O presidente Jair Bolsonaro sancionou no início de janeiro a Lei 13.791/19 – Política Nacional de Erva-Mate -, que tem por objetivo incentivar a produção sustentável da planta no país, elevando o padrão de qualidade e o desenvolvimento tecnológico agrícola e industrial do produto. Entre as medidas previstas, estão o crédito oficial para produção, industrialização e comercialização; a assistência técnica e extensão rural, especialmente para os agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais; a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico; e as certificações de origem, social e de qualidade.

O Paraná é o maior produtor de erva-mate extrativa do Brasil, com 86,3% da produção, seguido de Santa Catarina (7,6%) e Rio Grande do Sul (6,1%). E o município que mais produz é Cruz Machado, no sul do Estado, com uma produção próxima de 90 mil toneladas.

Encontram-se instaladas ali importantes ervateiras (Ekoa, Palmital, Santana) e, recentemente, implantou-se a Qualitá Brasil Mate & Chá, com equipamentos dos mais modernos. Funciona em Cruz Machado a Associação Vale do Mate, visando a “valorização e promoção da erva-mate, aumentando a representatividade do município no setor ervateiro nacional e internacional”.

Em dezembro o município deve promover a 8ª. Festa da Erva-mate, com workshop, shows musicais, rodas de chimarrão, almoço, escolhas da Rainha e princesas, concurso da Maior Folha de Erva-Mate.

A erva

Além do tradicional chimarrão, a Ilex Paraguariensisé utilizada no consumo de tererê e produção de pães, bolos, sorvetes, licores, energéticos, tortas e outros alimentos. Cosméticos também já estão na lista. Cremes hidratantes, pós-sol e até desodorantes são produzidos utilizando a erva-mate.

De acordo com pesquisas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, o chá de mate possui uma série de benefícios medicinais devido a seu alto teor de antioxidantes. Em um estudo in-vitro ficou constatado que a erva reduz os processos inflamatórios e, inclusive, tem o poder de combater o câncer. Além de prevenir o câncer e doenças de origem inflamatória, a erva-mate desacelera o envelhecimento precoce e atua como um estimulante para a disposição física e mental. Também ficou comprovada a redução do colesterol em pessoas que consomem diariamente o chá em infusão.

Melhora na produção

Visando sempre a obtenção da mais alta qualidade do produto, a Associação Vale do Mate, junto com a Emater e Prefeitura Municipal de Cruz Machado, vão promover no dia 6 de fevereiro uma tarde de campo sobre o cultivo e produção de erva-mate na localidade da Linha Odessa – Pinaré, na propriedade de Jaime Zugmann, a partir das 13 hs. Osmar Chipanski , da EMATER, será o profissional responsável pela explanação técnica e irá abordar sobre as principais pragas que causam danos à produção da erva-mate, como as lagartas desfolhadoras, cochonilhas e a broca da erva-mate, conhecida também como corinthiano. Os participantes irão aprender sobre os hábitos de desenvolvimento das pragas e o controle biológico, doenças que podem surgir. Conservação do solo e fornecimento de matéria orgânica e nutrientes para a cultura da erva-mate, entre outros assuntos, estarão em pauta.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.