Curitiba: 327 anos dia 29 de março com História, mas também inovação

Os 327 anos de Curitiba serão marcados pelo resgate histórico da cidade, mas também com um olhar voltado para a inovação. Desde o início deste mês de março, a Prefeitura promove uma programação especial de aniversário, com entregas de novos ônibus para a cidade, o avanço do programa Curitiba Mais Energia, com o projeto da Pirâmide Solar da Caximba, e de obras por toda a cidade.

Nesta segunda-feira (9/3), as Ruas da Cidadania passaram a ser o palco do espetáculo do Auto da Fundação de Curitiba. O espetáculo é uma encenação didática sobre as origens e a formação da cidade. As apresentações são para as crianças que estudam na rede municipal de ensino e para o público que frequenta as Ruas da Cidadania.

    “É fundamental as crianças celebrarem a cidade onde vivem. Quando existe este sentimento de pertencimento, se fortalecem esses laços com a cidade. Assim as crianças vão cuidar do lugar onde moram”, afirmou Greca.

As apresentações serão sempre às 15h. A Regional Portão/Fazendinha foi a primeira a receber a peça, que conta com 13 atores nos papéis dos três fundadores de Curitiba – Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Mateus Leme – e o Cacique Tindiquera, entre outros.

A seguir, o espetáculo poderá ser visto na Regional Matriz, nesta terça-feira, 10/3 e no Cajuru, na sexta-feira, 13/3. Na semana que vem os espetáculos serão no Boa Vista, na segunda-feira, 16/3; no Boqueirão, na terça-feira, 17/3; no Pinheirinho, na quarta-feira, 18/3; no Bairro Novo, na quinta-feira, 19/3, e em Santa Felicidade, na sexta-feira, 20/3. Na outra semana serão na CIC (segunda-feira, 23/3) e Tatuquara (quarta-feira, 31/3).

Na região central, O Auto da Fundação de Curitiba também será apresentado no Memorial de Curitiba, no Centro Histórico e no Passeio Público.

No Memorial, a encenação está marcada para dois domingos: 15 e 29 de março, às 11h30. No Passeio Público, uma versão estendida da peça terá como palco a Ilha das Ilusões ou Ilha dos Poetas em três fins de semana seguidos: dias 21/3 e 22/3, 28/3 e 29/3 e 4/4 e 5/4, sábados e domingos, às 17 horas.

As celebrações do aniversário de Curitiba serão estendidas até abril, por conta da quantidade de entregas e eventos especiais para comemorar os 327 anos da cidade.

Inovação

No campo da inovação, o principal evento do mês de março será a terceira edição do Smart City Expo Curitiba, nos dias 26 e 27 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

O Smart City Expo Curitiba 2020 já tem confirmada a participação de 78 palestrantes nacionais e internacionais que irão falar sobre temas como mobilidade, governança e planejamento urbano.

Educação

Na área da Educação, as celebrações pelos 327 anos de Curitiba também serão marcadas por entrega de obras. A cidade vai contar com novos Faróis do Saber e Inovação e creches, que antes eram conveniadas e agora vão passar a ser administradas pelo município.

Em abril será inaugurado o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE), na Regional CIC. A unidade será voltada ao apoio especializado às crianças e aos estudantes com deficiência, autismo, altas habilidades e transtornos funcionais específicos da aprendizagem.

Festas

O dia 29 de março, um domingo, será marcado por três grandes festas de aniversário de Curitiba. O Parque Barigui vai receber a tradicional celebração, com brinquedos infláveis e atividades recreativas gratuitas organizadas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) durante todo o dia.

A novidade este ano serão as festas simultâneas no Passeio Público, no Centro, e no Parque dos Tropeiros, na CIC. No Passeio Público as crianças vão poder se divertir em brinquedos infláveis e no Parque dos Tropeiros a festa contará com a presença de cavalos.

Na festa no Passeio Público também também será celebrado o retorno das famílias ao primeiro parque da cidade. Desde a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, passando pela Oficina de Música, ações do Verão Curitiba, o carrossel italiano, e o trenzinho elétrico, o Passeio Público voltou a receber um grande número de frequentadores tanto nos dias de semana, quanto nos fins de semana.

Em novembro de 2019 a Prefeitura entregou as obras de revitalização do Passeio Público, que contaram com nova iluminação, limpeza do lago e melhorias no interior do parque, plantio de árvores e pintura nos portais de acesso.

Defesa Social e Trânsito

Na área da segurança, o trabalho de ciclopatrulha desenvolvido por guardas municipais será ampliado neste mês de março. Foram adquiridas 33 novas bicicletas e 40 guardas municipais passaram por uma nova capacitação para a tarefa, a ser desenvolvida nos parques Náutico, São Lourenço, Jardim Botânico, Barigui, Tingui, Bacacheri, Atuba, Passaúna e Passeio Público.

Na Patrulha Maria da Penha, o reforço chega com duas novas viaturas para o trabalho de rotina, que inclui visita a mulheres com medidas protetivas concedidas pelo Poder Judiciário. Outra viatura específica da Guarda Municipal será destinada para integrar a Rede de Proteção Animal, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente.

Ainda no mês de aniversário, a cidade ganhou 91 novos guardas municipais que em breve vão ampliar a presença nas ruas. Desde o início do mês, eles passam pelo curso de formação, etapa obrigatória antes de assumirem postos de trabalho.

Trânsito

Já no trânsito, o mês de aniversário da cidade terá novidades para motoristas e ciclistas. Um novo binário de trânsito será composto pelas ruas Eurípedes Garcez do Nascimento e Marechal Hermes, no Centro Cívico.

Perto da região, a Rua Manoel Eufrásio será aberta na canaleta com a Avenida João Gualberto, contando com estrutura cicloviária e novos semáforos. Além disso, será dada continuidade à estrutura cicloviária intercampi da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pelas ruas Manoel Pedro, Recife, Chichorro Jr., João Américo de Oliveira e David Perneta.

Para equipar os agentes de trânsito devem chegar mais 10 motos e 100 novos capacetes, para o trabalho de fiscalização e de orientação.

Saúde

No mês de aniversário, Curitiba também comemora a menor taxa de mortalidade infantil de toda a sua história. Em 2019 foram registrados 6,5 óbitos a cada 1 mil nascidos vivos. O recorde foi apontado nos dados da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, divulgados na sexta-feira (6/3), durante o evento anual da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, no Salão de Atos do Parque Barigui.

A redução da taxa chega a 25,3%, considerando o período desde 2016, último ano da gestão anterior, quando a mortalidade infantil estava em 8,7 óbitos a cada 1 mil nascidos vivos.

Verduras e frutas mais baratas

Para comemorar os 327 anos de Curitiba, os 16 Sacolões da Família, administrados pela Prefeitura, terão um dia de preço especial. Durante o dia 26 de março, as frutas e os hortifrutigranjeiros serão vendidos a R$ 1,89 o quilo.

Confira os endereços dos Sacolões da Família.

A cidade também ganhou um novo Armazém da Família. No sábado (7/3), a Prefeitura entregou o novo Armazém da Família São Braz, a 34ª unidade do programa em Curitiba.

Já as feiras livres terão programação especial com teatro e aulas com chefs de cozinha.

Mais árvores

Entre as ações ambientais dentro da programação do aniversário da cidade, não poderiam ficar de fora os plantios de árvores e atividades integradas de recuperação dos rios urbanos, dos programas 100 Mil Árvores para Curitiba e Amigo dos Rios.

A cidade deve ganhar 327 novas mudas de nativas já nesta terça-feira (10/3), em uma atividade também alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último domingo (8/3). O plantio acontece no Parque Barigui.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.