Curitiba move ações contra o desperdício de alimentos

Curitiba move ações contra o desperdício de alimentos
Foto: Luiz Costa / SMCS

(PREFEITURA DE CURITIBA)

Os permissionários do Mercado Municipal de Curitiba participaram de uma palestra com orientações sobre a separação e destinação correta dos alimentos que perderam valor comercial, mas que podem ser aproveitados para o consumo humano. A ação fez parte do projeto de redução de desperdício de alimentos em Curitiba e que já vem fazendo parte da rotina de feirantes, funcionários dos Sacolões e Armazéns da Família e mercados públicos da cidade.

Desde 2017, a Prefeitura de Curitiba tem desenvolvido várias ações para reduzir o desperdício e a fome na capital. Cursos de Educação Alimentar e Nutricional são ofertados gratuitamente em espaços públicos, como Ruas da Cidadania, escolas, feiras, Armazéns da Família, Sacolões da Família, Mercado Municipal e até em praças e hortas urbanas. As aulas ocorrem na unidade móvel da SMSAN e também na Fazenda Urbana de Curitiba, no Cajuru.

“Dados da ONU mostram que 931 milhões de toneladas de alimentos são jogados fora por ano em todo o mundo e, para 121 kg de alimentos desperdiçados a cada ano por habitantes em todo o planeta, 74 kg são desperdiçados no preparo nas próprias residências. Por isso, todo este esforço de Curitiba para reduzir o desperdício e combater a fome”, afirma Luiz Gusi, secretário municipal de segurança alimentar e nutricional.

Gusi lembra que Curitiba aderiu à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e está comprometida em atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, de Consumo e Produção Responsáveis. “Buscamos conscientizar e incentivar a redução do desperdício de alimentos per capita e diminuir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento”, salienta ele.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.