Curitiba quer se consolidar como produto turístico

Curitiba quer se consolidar como produto turístico
Foto – Pedro Ribas /SMCS

(PREFEITURA DE CURITIBA)

Durante a realização da 28ª Expo Turismo Paraná (dias 7 e 8 de março) o prefeito Rafael Greca assinou um protocolo de intenções entre diversas entidades representativas do setor com o objetivo de promover o produto turístico Inverno em Curitiba. O documento foi assinado pelo prefeito Rafael Greca e contou com a participação de representantes do Instituto Municipal de Turismo, Secretaria de Estado do Turismo, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, entre outros.

Greca afirmou que pretende lançar a programação no dia 2 de junho em Buenos Aires, na Argentina, com uma apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba no Teatro Colón.

“A ideia é inspirar, empoderar e criar cada vez mais o turismo. A hora é de ousar, empreender e sonhar. Viva o turismo no Paraná. Viva Curitiba”, declarou Greca.

O protocolo visa não apenas consolidar o Inverno em Curitiba como um atrativo, mas também diversificar a oferta turística da cidade. Com isso, espera-se não só gerar fluxo de visitantes, mas também contribuir para a economia local, aumentando o gasto médio dos turistas na cidade e fomentando atividades culturais e da economia criativa.

O prefeito ainda aproveitou para convidar a todos para os próximos grandes eventos que acontecem em Curitiba ainda em março. A Fidi – Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes, de 17 a 19, e a Smart City Expo, que inicia no dia 22.

Mulheres

O destino Curitiba está sendo apresentado na feira pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT). Entre as novidades do espaço Curta Curitiba está o roteiro Mulheres Notáveis de Curitiba, um guia elaborado que mergulha na vida e na história de personalidades que deixaram marcas indeléveis na cidade, como Zilda Arns, Enedina Alves Marques, Nhá Gabriela, Helena Kolody e Maria Bueno.

Eduardo Pimentel parabenizou as mulheres envolvidas no trade de turismo e reforçou que o turismo do Paraná está muito forte. Enalteceu a programação de verão no litoral e em diversas cidades do Estado.

“Eu acredito muito no turismo, uma indústria que gera emprego, renda, entretenimento e onde as pessoas estão consumindo felizes. Nós temos a visão de Curitiba como uma cidade metropolitana, onde o turismo acontece em toda a região”, explicou Pimentel.

O espaço Curta Curitiba apresenta também uma inovação visual: os 65 totens de sinalização turística interpretativa espalhados estrategicamente por toda a cidade. E os sabores locais ganham destaque no Curta Curitiba Gastronômica, onde os participantes têm a oportunidade de se deliciar com iguarias típicas da região, com carne de onça.

Para os aventureiros, o Turismo de Experiência revela os tesouros escondidos nos arredores de Curitiba, desde os Campos Gerais até o Litoral e a Região Metropolitana. Em parceria com o Sebrae e a Fecomércio, o Instituto Municipal de Turismo também promove uma rodada de negócios entre as agências de turismo locais e os entusiastas do setor.

O Natal de Curitiba Luz dos Pinhais também é atração do Curta Curitiba. Em 2023, a cidade recebeu mais de dois milhões de espectadores para desfrutar de 130 atrações distribuídas por toda a cidade.

“Curitiba vive uma nova etapa no turismo, já somos protagonistas no cenário nacional, com mais de 7 milhões de visitantes por ano, número que reflete o trabalho construído em conjunto com diversos setores. Temos motivos para comemorar, mas muito ainda para avançar”, disse Tatiana Turra, presidente do IMT.

A Escola de Turismo da Prefeitura de Curitiba apresenta a programação especial Turismo com Elas: desbravando, inspirando e inovando. Uma série de palestras e atividades conduzidas exclusivamente por mulheres em destaque no setor de turismo, inteiramente gratuita, e com o objetivo de comemorar o Dia Internacional das Mulheres.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.