Curitiba recebe o Congresso Nacional Moveleiro
(APEX BRASIL)
O Congresso Moveleiro está de volta à capital paranaense e vai discutir o papel do setor na reconstrução após grandes catástrofes. Última edição foi realizada em Arapongas, em 2019
“Qual o olhar e a contribuição da movelaria brasileira na reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes?”. Com essa reflexão, empresários e profissionais do setor de todo o país reúnem-se em Curitiba (PR) nos dias 01 e 02 de outubro de 2024, para a 11ª edição do Congresso Nacional Moveleiro.
Organizado pela FIEP (Federação das Indústria do Paraná) com correalização da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), o evento traz uma série de temas e ações estratégicas para o fortalecimento e expansão do setor de móveis no Brasil, incluindo a discussão dos impactos de tragédias ambientais como a vivida no Rio Grande do Sul neste ano. O evento conta também com ações apoiadas pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e pelo SEBRAE Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)
Refletindo, portanto, sobre responsabilidade social e ambiental na indústria diante de um momento de grandes transformações guiadas por mudanças climáticas, além de tensões econômicas e geopolíticas ao redor do mundo, a pauta não só elenca desafios e caminhos inovadores para o setor de móveis, como também demonstra o poder de união, resiliência e movimentação de empresas e entidades da área — essencial para o viver — na mitigação do sofrimento da população a partir de ações voluntárias que foram promovidas em todas as partes do país.
Com esse espírito, o Congresso Nacional Moveleiro, que é o maior summit do setor no Brasil, oferece uma programação dinâmica e atual, incluindo palestras, painéis, rodadas de negócios, casa-conceito e um concurso voltado a estudantes para fomentar ideias que contribuam para o tema central de reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes.
Além disso, outras ações de destaque são as exposições promovidas pela ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil e com o SEBRAE, levando ao evento peças de mobiliário desenvolvidas por marcas e designers brasileiros que ganharam o mundo. Enfatizando, assim, a inovação, qualidade, design integrado e gestão sustentável que fazem da indústria de móveis do Brasil a maior da América Latina e a sexta maior no mundo.
“Convidamos empresários, autoridades, especialistas e profissionais de norte a sul do Brasil a participar deste momento tão relevante para nosso setor, com Curitiba tornando-se o epicentro da indústria brasileira de móveis durante os dias 01 e 02 de outubro de 2024. O evento contará com dois dias de muita interação entre os profissionais da área, além de ser uma vitrine para nossos produtos e soluções, proporcionando uma plataforma para inovação e desenvolvimento de novas tecnologias”, diz Irineu Munhoz, presidente da ABIMÓVEL e coordenador do Conselho Setorial da Indústria Moveleira da FIEP.
Sobre o tema da edição deste ano, Munhoz comenta: “A temática do Congresso não apenas reconhece os desafios atuais, mas também busca soluções inovadoras e sustentáveis para reconstruir vidas e economias afetadas por desastres, trazendo novas perspectivas para o futuro do viver — o que a indústria de móveis sabe fazer de melhor!”.
A força moveleira
Contando com aproximadamente 21,7 mil empresas, o setor de móveis nacional emprega cerca de 270,6 mil trabalhadores diretos, investe em tecnologia e leva a marca do Brasil para 180 mercados internacionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social no país. Com essa força e representatividade, espera-se que aproximadamente 700 participantes marquem presença na 11ª edição do Congresso Nacional Moveleiro, entre profissionais e empresários da indústria e do varejo, fornecedores do setor, arquitetos, designers, influenciadores, estudantes, entre outros interessados. Impulsionando esse clima de diversidade, integração, conhecimento e negócios, representantes dos mais diversos polos moveleiros do país estarão presentes na ocasião. Além de aproveitar a oportunidade para realizar sua tradicional Reunião da Direção na capital paranaense, a ABIMÓVEL organiza também no dia 30 de setembro (véspera de abertura do Congresso), encontro com a presença de representantes de 17 sindicatos regionais do setor, que compartilham dos desafios, estratégias e oportunidades para a indústria de móveis em todas as regiões do Brasil.
Palestras
Grandes nomes do setor e renomados palestrantes estão confirmados para essa edição. A atriz e escritora Danni Suzuki vai falar sobre o potencial humano e o poder da solidariedade, provocando uma reflexão sobre o papel de cada um em uma constante evolução. Já o palestrante Thiago Concer, especializado em vendas, traz o desafio da gestão comercial na reconstrução das vidas e da economia. Também estão confirmados Carlos Ferreirinha, consultor especializado no segmento de luxo; Marcos Batista, Diretor de Inovação do Centro Paula Souza (CPS) e Cofundador da startup Sala do Empreendedor Digital (GOVTECH); a Diretora-Executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri; a arquiteta e presidente da Confraria AD, Elisa Mielke; além de designers como Sérgio Matos, Bruno Faucz e Katalin Stammer, entre outros palestrantes.
Rodadas de Negócios
Um dos pontos altos da programação do Congresso Nacional Moveleiro 2024, o Projeto Comprador promove rodadas de negócios em ambos os dias do evento (01 e 02 de outubro), oferecendo oportunidades ímpares para os participantes estabelecerem conexões estratégicas, consolidarem parcerias e fecharem negócios. Realizado por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, 44 indústrias de móveis brasileiras e 15 compradores internacionais já estão confirmados para o encontro em um ambiente de negócios estrategicamente pensado para o networking, impulsionando o crescimento e a inovação no setor moveleiro.
Exposições
As mostras são organizadas pela ABIMÓVEL e trazem tanto peças que estiveram expostas no Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália, por intermédio do Projeto Brazilian Furniture, em parceria com a ApexBrasil; como também um segmento especial de criações desenvolvidas por micro e pequenas empresas de móveis brasileiras que se destacaram em grandes premiações internacionais, incentivando a competitividade no setor por meio do PDCIMob (Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração do Mobiliário), organizado em colaboração com o SEBRAE.
Concurso da Movelaria Brasileira
Nesta edição, será realizado também o Concurso da Movelaria Brasileira, promovido em parceria com o SESI (Serviço Social da Indústria). Estudantes do Colégio SESI foram convidados a desenvolver estratégias que contribuam para a reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes. Reunidos em grupos, eles devem trazer ideias que priorizem a responsabilidade social das indústrias moveleiras, considerando o respeito às relações da empresa/indústria em todos os âmbitos: colaboradores, clientes e comunidades locais. As estratégias devem estar alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Ou seja, devem promover o consumo consciente, a produção sustentável e a participação ativa da comunidade.
Prêmio Design da Movelaria Nacional
O Congresso Nacional Moveleiro também servirá de palco para a apresentação do Prêmio Design da Movelaria Nacional, que está com inscrições abertas até 11 de fevereiro de 2025. A premiação surge como uma ação inédita no setor, destacando a excelência dos designers e indústrias moveleiras de norte a sul do país, levando as criações vencedoras ao Salão do Móvel de Milão, na Itália, maior e mais prestigiado palco do setor, além de outros importantes eventos nacionais e internacionais, como a ICFF (International Contemporary Furniture Fair), em Nova York, nos Estados Unidos. Com seis categorias, o prêmio convida designers, arquitetos, estúdios de design, estudantes da área e fabricantes de móveis brasileiros de qualquer porte a repensarem soluções em mobiliário para a evolução do viver, contemplando critérios de viabilidade produtiva, econômica e ambiental. Os interessados podem inscrever projetos em mais de uma categoria.