Curitiba registrou aumento de 54% nas vagas de emprego no semestre pelo Sine

Curitiba registrou aumento de 54% nas vagas de emprego no semestre pelo Sine
Curitiba registrou aumento de 54% nas vagas de emprego no primeiro semestre pelo SINE. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

(PREFEITURA DE CURITIBA)

Entre as quatro cidades que mais geram emprego no País, Curitiba registrou um crescimento de 54% no número de vagas cadastradas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) no primeiro semestre. Foram ofertadas 5.212 vagas, contra 3.391 no mesmo período do ano passado

“Viramos a chave da crise e a geração de emprego em Curitiba cresce acima da média brasileira. Há mais oportunidades para quem procura uma vaga encontrar uma colocação”, diz o prefeito Rafael Greca.

O aumento de vagas vem sendo sustentado pela aceleração econômica no pós-pandemia e pode ser percebido em quase todos os setores. No semestre, os setores que mais anunciaram vagas pelo Sine foram Serviços, com 2.309, e Comércio, com 1.521. Destaque ainda para a Indústria (667) e Construção Civil (487). Foram registradas ainda 66 vagas no setor Financeiro, 19 na Agropecuária e 143 em outros segmentos.

As ofertas disponíveis são para trabalhadores com ensino fundamental (2.608), médio (2.375) e superior (229). Há colocações para várias faixas de rendimento: entre 1 e 2 salários mínimos (3.143), entre 2 e 3 salários mínimos (1.768); entre 3 e 4 salários mínimos (246) e acima de quatro salários mínimos (55).

Caged

O aumento das vagas no Sine reflete o aquecimento do mercado de trabalho na capital de forma geral. Curitiba gerou 26.605 vagas com carteira assinada no primeiro semestre, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na quinta-feira (28/7) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. O saldo medido do Caged é resultado da diferença entre contratações (269.766) e demissões (243.161) no período.

A capital se manteve na posição de quarta cidade que mais criou empregos, atrás de São Paulo (128.884), Rio de Janeiro (55.283) e Brasília (29.072).

Há mais de um ano Curitiba está no topo das cidades que mais criam emprego no País. Somente em junho, o saldo foi de 6.295 vagas, número 83% superior ao do mesmo período de 2021, com 3.423.

A aceleração do mercado de trabalho vem sendo sustentada graças ao esforço do poder público e da iniciativa privada em fazer a economia voltar a girar, diz o prefeito.

“A Prefeitura tem promovido ações em diversas frentes para estimular a geração de empregos. Estamos falando de capacitação de trabalhadores, empreendedores e da melhora do ambiente de negócios para gerar mais investimentos”, acrescenta Greca.

Apoio do município

Entre as ações, destaque para os Liceus de Ofícios, da Fundação de Ação Social (FAS), que promovem cursos e preparam para o mercado de trabalho quem está em busca de qualificação.

Além disso, os Espaços Empreendedor da Agência Curitiba dão suporte a microempresários e microempreendedores individuais. O Programa 1º Empregotech 2022, por sua vez, oferece qualificação na área de tecnologia com aulas e oficinas.

O Fab Lab Cajuru, laboratório de fabricação por prototipagem, por sua vez, vem gerando novas oportunidades para estudantes, empresas e comunidade, que podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática ideias inovadoras.

Liberdade Econômica

Para melhorar o ambiente de negócios e facilitar investimentos, a Prefeitura ampliou, em março de 2022, o número de atividades incluídas na lei de liberdade econômica de 545 para 606. A lei prevê a dispensa de alguns alvarás para atividades de baixo risco, facilitando o processo.

O município também prorrogou o prazo de pagamento de impostos e promoveu um programa de refinanciamento, o Refic-Covid-19, que permitiu o parcelamento de débitos em até 36 meses.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.